Rodolfo Landim em entrevista coletiva no Ninho do Urubu (Foto: Alexandre Vidal/Flamengo)
O projeto de compra pelo Flamengo de um clube em Portugal – o Tondela é a menina dos olhos – também prevê a criação de uma empresa para que o direito de uso da marca seja transferido aos investidores. Essa etapa, neste caso, só vai avançar quando a diretoria conseguir os apoiadores financeiros para tal plano, segundi O GLOBO apurou.
A prospecção feita no mercado dos Estados Unidos também motivou a criação de uma empresa em Nevada, mas ela se propôs a dar acesso aos números e condições para tirar o projeto do papel em Las Vegas. O Flamengo recuou e fechou a empresa dois meses depois.
O registro foi revelado pela Agência Sportlight na última semana, e nele constavam os nomes do Flamengo enquanto instituição e também dos vice-presidentes Rodrigo Tostes e Rodrigo Dunshee. A criação da empresa foi feita sem consulta a conselhos nem aprovação de emenda ao estatuto do clube. Agora, a diretoria imagina que há maior probabilidade de o projeto europeu avançar e demandar tal consulta.
Os dirigentes entendem que o estatuto não proíbe, mas seria interessante criar tal regra e normatizar esse tipo de operação, sobretudo por haver outras do gênero junto ao Maracanã e o banco público BRB.
Além dos registros públicos publicados pela reportagem da Agência Sportlight, a “Nevada Secretary of State’s Office” confirmou a constituição do “Flamengo USA”. Em nota, o clube explicou o seguinte:
“O Flamengo estava prospectando parceiros para abrir um time em Las Vegas, como é notório. Contudo, o negócio nos EUA não avançou como imaginado pelos dirigentes, já que o modelo de 2a divisão não atraiu investidores. Assim, o Flamengo providenciou o fechamento da empresa. Caso o negócio tivesse avançado, após os trâmites burocráticos internacionais e a aprovação no Conselho, as cotas seriam passadas para o Clube, que passaria a ser o único dono da Flamengo USA. A empresa era apenas uma “casca” feita para agilizar e receber o clube futuramente. No entanto, como a negociação não andou, a empresa foi fechada logo a seguir, como consta nos registros públicos de Nevada”.
Não há, segundo os envolvidos no projeto, nenhum impedimento de o clube associativo ter uma participação societária na empresa no exterior, sobretudo porque será minoritária. De acordo com membros da oposição, há riscos de o Flamengo se endividar com a compra da SAD do Tondela. Por isso, há a preocupação de que as dívidas contraídas sejam aprovadas pelos conselhos responsáveis.
O Flamengo já tem apoio de empresas de peso no mercado para tirar a ideia do papel, mas falta ainda oficializar em contrato. A auditoria Ernst & Young fará a validação do projeto.
Caberá a Win The Game ser a parceira principal para viabilizá-lo. Estruturar o projeto e fazer prospecção de mercado, inicialmente. Quando assinar o contrato com o Flamengo, a empresa vai trazer o banco BTG para validar do plano de negócios. Conferindo um selo para garantir que as previsões de investimentos estão corretas.
Em seguida, ajudará na colocação do projeto junto a investidores privados, e vai levantar quem tem interesse. Após alocar todo o capital, a função da empresa vai ser de liquidar a operação, ou seja, disponibilizar ações aos investidores. O BTG não entra com recursos.
Mas qual o objetivo de o Flamengo ter um clube em Portugal? O mesmo de equipes multinacionais pelo mundo. Ganhar dinheiro exportando atletas e conhecimento de futebol. O clube entraria com sua marca e cederia jogadores e pessoal, não recursos financeiros.
Com cada vez mais investimento, o plano é conseguir uma vaga na Liga Europa e, quem sabe, na Liga dos Campeões, aumentando a visibilidade e o lucro. Apesar das cores do Tondela serem o verde e o amarelo, o time teria um uniforme em vermelho e preto.
O Tondela foi fundado em 1933, e desde 2015 está na primeira divisão de Portugal. O estádio utilizado é o João Cardoso, com capacidade para 5 mil pessoas. Segundo relatos de atletas e empresários com atuação em Portugal, o Tondela é organizado, seu estádio é muito bonito, com gramado impecável.
Comandado pelo técnico espanhol Pako Estaran, tem um elenco formado por atletas jovens, alguns deles brasileiros. Daniel dos Anjos, atacante revelado no Flamengo, por exemplo, é titular no Tondela. A possibilidade de parceria entre os clubes já virou assunto entre jogadores, pelo poder da marca Flamengo.
Mas segundo quem acompanha a equipe de perto, para jogar no Tondela não adianta o Flamengo mandar atletas de segunda linha, do sub-20 ou sem perspectiva. Pelo nível do campeonato, será necessário exportar o que o clube tem de melhor em sua base.
Tondela é uma vila com 6 mil habitantes, perto de Viseu, a cidade grande ao lado, onde moram os jogadores do clube. O fato de ter uma torcida pequena e sem tanta pressão comparada a outras equipes portuguesas ajuda no projeto do Flamengo. Cada partida da equipe tem cerca de mil adeptos no estádio, todo reformado.
Retirado de: O Globo
Após a vitória do Flamengo por 1 a 0 sobre o Bahia, no sábado (10),…
Em uma partida marcada por reviravoltas e intensidade, o Vitória derrotou o Vasco por 2…
Na noite deste sábado (10), o Corinthians foi superado pelo Mirassol por 2 a 1,…
O Flamengo superou a pressão das arquibancadas e venceu o Bahia por 1 a 0…
O atacante Antony, atualmente emprestado ao Betis, vive uma fase singular em sua carreira. Revelado…
Durante um momento descontraído fora dos gramados, Lamine Yamal protagonizou uma cena curiosa ao ser…
View Comments
Esses caras da diretoria tem.assuntos mais importantes para pensar e trabalhar !
Copa do brasil ja era !
Brasileiro ja depende de outros !
Libertadores vai disputar e se nao focar vai perder para os porquinhos !
Vai trabalha diretoria !
Departamento medico ta uma bosta !
Jogadores desfocados !
Treinador a deus dará ! Poupando tudo e todos !
Vai investir na europa ?
FLAMENGO É RIO DE JANEIRO !
FLAMENGO É BRASIL !
VAI INVESTIR EM UM ESTADIO DO FLAMENGO !
JA QUE O MARACANÃ TEM QUE DIVIDIR COM OUTROS E GRAMADO NAO PRESTA E NEM TODA A DECISÃO SOBRE O ESTADIO CABE AO FLAMENGO !
TOMA VERGONHA NA CARA , DIRETORIA DO 🤬🤬🤬🤬🤬🤬🤬 ! ! !
Antes de pensar em abrir empresa na Europa, tem que funcionar como empresa aqui. Cadê o DM decente que o Flamengo merece? DM do Flamengo, tem que fazer escola!!
Departamento fisiológico do Flamengo tem que ser exemplar, tem que ter laboratório dentro do Flamengo, fazendo descoberta para a ciência!! Fazendo história!
Não conseguem emplacar uma comissão técnica decente, como querem bancar um Clube em Portugal? "não estou falando de dinheiro" estou falando é de estrutura!! Estou falando é de profissionais capacitados e de organização!
Quando o J.J. chegou aqui, não havia nem luz no CT, demoraram um século para instalarem luz nos campos do CT. Ainda é capaz de terem iluminado 1 campo só!
O CT é aberto nas laterais, qualquer ze mané da vizinhança, cilma os treinos do Flamengo e vende. Qualquer ze mane da vizinhança pode estar transmitindo diariamente os treinos para quem ele quiser, ao vivo!!
Essa diretoria é amadora, entende só de finanças, não sabe nada de futebol, nada, nada, nada!
Vão fazer cagadas em Portugal, seus FDPs e ainda sujarem o nome do Fla na Europa.
Qualquer ze mané daquelas casas em volta dos Campos do CT, filma os treinos. Coisa mais básica do futebol é treinar em secreto, por isso não permitem que a imprensa filme determinadas partes dos treinos. Isso é o básico do básico.
O time não está fazendo nem o dever de casa. Imagina abrir empresa na Europa... Lamdin na Europa não tem besta, só agente mesmo que sofre por causa dessa porcaria de time, se liga mane... Primeiro faz o dever de casa !!!
O cara escreve errado
Criar empresa em Portugal? Pra que? Um bando de jogadores que não ganham nem do lanterna do campeonato. Se fosse eu não investiria nada no Flamengo! Timinho e técnico medíocre.