Cria do Flamengo, Vini Jr começa a superar sua crítica mais comum

Vinícius Junior comemora gol marcado pelo Real Madrid contra o Shakhtar Donetsk na Champions League 2021 (Foto: Divulgação/Real Madrid)

Na quarta temporada vestindo a camisa do Real Madrid, Vinícius Junior se firmou como uma realidade no clube merengue. Tem sua maior taxa de aproveitamento como titular e contribui com gols e assistências de uma forma jamais vista anteriormente. Desta forma, caminha a passos largos para ser ainda mais protagonista.

Se conseguirá ajudar na virada necessária para o Real eliminar o PSG logo mais, nas oitavas de final da Champions League, não se sabe. O que é certo, porém, é o aprimoramento naquilo que mais pecava. A chamada ”tomada de decisão final”. Vini driblava, construía boas jogadas, mas lia mal a última ação. Passava quando tinha que chutar e vice-versa. Dava um drible a mais…

Isso ainda pode melhorar, mas o avanço é inegável. São 25 participações diretas em gols nos 36 jogos que fez na atual temporada. É de longe o melhor número de sua carreira. A sequência como titular e a confiança passada pelo técnico Carlo Ancelotti ajudam, mas o amadurecimento em todos os aspectos do jogo também.

Os 13 jogadores que mais tiveram participações diretas em gols nas cinco principais ligas europeias até o momento (Fonte: Opta)

Prestes a completar 22 anos, Vinícius erra muito menos. Aumentou de forma considerável o acerto nas ações gerais em campo. Quando falamos de finalizações chega a impressionar. De 32% de eficiência em 2020/2021, para 50% na atual. Jamais havia chegado sequer a 40% de eficácia nas outras temporadas europeias.

Outro detalhe relevante é o número de assistência para finalizações por partida. Os passes dados para arremates que não necessariamente terminam em gols. Se esse dado aumenta, tomam-se decisões melhores nos momentos agudos dos lances. Hoje são dois passes deste tipo por média a cada jogo.

Vinícius Junior é atualmente o 13º jogador que mais participa de gols se considerarmos apenas os jogos pelas cinco principais ligas europeias. Isso não é pouco. Nem mesmo Neymar integrou a relação nas últimas quatro temporadas. O ex-atacante do Flamengo está logo atrás de nomes como Muller e Haaland. Lewandowski é o líder.

A evolução de Vinícius Junior em números desde 2018 (Fonte: Opta)

Ocupar o lado esquerdo do ataque, dar amplitude ao time por ali, receber em condições de tentar a jogada individual na direção da área ou da linha de fundo segue sendo o seu comportamento tático preferencial. Mas o melhor aproveitamento do imenso talento que possui o faz ser importante em jogos grandes.

Só na atual temporada fez gols contra Barcelona, Valencia, Sevilla em âmbito nacional. Balançou a rede duas vezes na goleada sobre o Shakhtar Donetsk na Champions League. Deu assistências importantes e foi decisivo da mesma forma no clássico contra o Atletico.

Se ainda falta avançar casas para se colocar entre os ”tops” do futebol mundial e um melhor desempenho na Seleção, Vinícius Junior já é visto como um jogador que pode definir duelos como o de hoje. A evolução é promissora para os próximos anos.

Retirado de: UOL