Marcos Braz em entrevista no CT do Flamengo (Foto: Gilvan de Souza/Flamengo)
Depois do empate em 0 a 0 na Neo Química Arena, Flamengo e Corinthians voltam a se enfrentar na próxima quarta-feira (19), às 21h45, no Maracanã, valendo o título da Copa do Brasil.
A decisão, por si só, já prometia pegar fogo, mas ganhou ainda mais ingredientes depois de um fim de semana cercado por polêmicas e acusações envolvendo dirigentes dos dois times.
Tudo começou quando o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) suspendeu a partida entre Goiás e Corinthians, que estava marcada para o útimo sábado (15), na Serrinha, pelo Brasileirão.
A decisão foi tomada por Otávio Noronha, presidente do órgão, por causa do veto do mandante aos torcedores visitantes.
Minutos depois do STJD emitir um comunicado anunciando que o jogo não iria acontecer, tanto o Corinthians quanto Duilio Monteiro Alves, presidente do clube, se manifestaram.
“O Corinthians reforça sua posição intransigente na luta permanente por seus direitos e pela presença da Fiel Torcida em todos os jogos da equipe, por qualquer competição e aguardará novas orientações do tribunal desportivo a respeito da partida suspensa”, dizia o trecho da nota divulgada pelo Corinthians.
”Sem a Fiel o Corinthians não joga! Lamentável um jogo adiado, mas seria inadmissível ter jogo nesse cenário. A Fiel tem direito de estar em qualquer estádio que o Corinthians jogue! Agradecemos ao STJD a suspensão da partida em Goiás até que tudo se resolva. Vai Corinthians!”, escreveu o mandatário em seu perfil no Twitter.
Com o adiamento do duelo, o técnico Vítor Pereira e os jogadores reservas, que tinham viajado à Goiânia, voltaram para São Paulo, se juntaram ao elenco e viraram o foco para a grande final da Copa do Brasil.
Enquanto a delegação corinthiana retornava a São Paulo, o Flamengo recebia o Atlético-MG no Maracanã, pelo Campeonato Brasileiro. Também com time alternativo, o Rubro-Negro venceu por 1 a 0 com gol de Everton Cebolinha, no seu último compromisso antes da final.
E após a partida, o vice-presidente de futebol do Rubro-Negro, Marcos Braz, deu declarações quentes envolvendo o Corinthians. Na zona mista do Maracanã, o dirigente primeiro detonou a suspensão do jogo que o Timão.
“Eu acho que o evento de hoje (suspensão do jogo) é ruim para o futebol brasileiro. Nem na várzea, na várzea, ela com 4 horas, 5 horas, você sabe se vai ter jogo ou não. Você, em um liga importante que nem a nossa, não ter jogo por uma determinação do STJD é muito ruim, para o campeonato, para o evento, para todos os envolvidos, ainda mais com o Corinthians também estando no episódio, porque também jogaria hoje e quarta-feira”, começou por dizer Braz, que prosseguiu.
“Não vou falar (que o Flamengo foi) prejudicado, mas por exemplo, vou falar do Campeonato Brasileiro, os outros times que estão disputando G-4, G-5, o Corinthians vai jogar depois, com o time inteiro, então não prejudicou só o Flamengo, prejudicou todo mundo. Mas ordem do STJD, você só tem que cumprir. Nem na várzea, qualquer campeonato aí, você com 4 horas antes sabe se vai ter ou não, se está tendo problema ou não no local, se está chovendo ou não, enfim, deixa para lá.”
Só que ele não parou por aí…
O dirigente rubro-negro foi além e falou sobre uma suposta pressão que o Timão vem exercendo nos bastidores sobre a arbitragem, após reclamar junto à CBF por conta de um pênalti, que na sua opinião deveria ter sido marcado, no primeiro jogo da decisão.
“A forma como se está tratando a arbitragem para o dia do jogo, um jogo da importância da Copa do Brasil, eu acho que não é plausível, não é boa para o evento. O que eu posso te garantir é isso, do lado de fora, o Flamengo não vai perder. Na moral, na bronca, não vai perder, o que pode perder é dentro de campo, ganhar, empatar, o que é do jogo, do futebol, e é o que eu acho que tem que acontecer”, disse.
Braz foi direto e reto e deixou claro: fora de campo, o Flamengo não será derrotado.
“Agora, os episódios estão muito ruins, muito estranhos, você tem uma reclamação sistêmica da arbitragem, pressão na arbitragem. Eu não posso acreditar que um árbitro, que também vai para a Copa do Mundo, terá algum problema ou será amedrontado para apitar aqui. Eu confio na arbitragem, na CBF, no trio de arbitragem e no presidente da Comissão de Arbitragem. Tenho certeza que será imparcial, correto, vai ser o melhor para o futebol. Agora, o que estão fazendo não é bom para o futebol, e na moral, na marra, não vão ganhar”, disparou.
E o corintianos responderam…
Um dia após as declarações de Braz, Herói João Paulo Vicente, diretor de negócios jurídicos do Timão, utilizou as redes sociais para responder o dirigente rubro-negro.
“Na várzea, braço é braço (exceto se o Flamengo ali jogar)”, escreveu no Twitter
O Cartola se referiu ao lance polêmico da primeira partida da final da Copa do Brasil na Neo Química Arena. Ao final da segunda etapa, os jogadores do Corinthians pediram pênalti em toque de mão de Léo Pereira na área. No entanto, o VAR afirmou que a bola toca na barriga do zagueiro antes do braço, e Bráulio da Silva Machado mandou o jogo seguir.
O que disse o VAR?
No áudio divulgado pela CBF, Rodrigo D’Alonso Ferreira, responsável por operar o árbitro de vídeo, informa a Bráulio que a bola bate na barriga do defensor do Flamengo e depois em seu braço.
“Braulio, já checado. A bola desvia na barriga dele e vai para o braço, está em ação de disputa, tá? Bate na barriga dele e vai para o braço, pode seguir.”
“De acordo com o texto das regras do jogo, esse impacto no braço, que surpreendeu o jogador defensor, que tinha seu braço em posição natural, é uma ação normal de jogo, não devendo ser penalizada pelo árbitro”, diz a CBF.
Em resposta ao Corinthians, Wilson Luiz Seneme, presidente da Comissão de Arbitragem da CBF, classificou que a decisão da arbitragem em não marcar pênalti foi correta.
Retirado de: ESPN
Com uma atuação imponente, a seleção brasileira de futebol de areia goleou Omã por 11…
O Boca Juniors enfrenta um problema significativo às vésperas da Copa do Mundo de Clubes.…
Com uma rara semana livre para treinamentos, o técnico Cleber Xavier aproveita o período para…
Na tarde desta terça-feira (06), o Grêmio divulgou uma nota oficial em seu site com…
O Tribunal Arbitral do Esporte (TAS) rejeitou nesta terça-feira (06) os recursos apresentados por León,…
O Fluminense terá um desafio importante nesta quinta-feira (08 de maio), às 21h30 (horário de…