Categories: Flamengo

Entidade pretende derrubar regra da unanimidade e convencer clubes sobre cláusula que favorece Flamengo e Corinthians

A Libra elabora um plano interno para tentar solucionar de vez os dois fatores que impedem um avanço real nas negociações com a Liga Forte Futebol. A ESPN antecipou na última quinta-feira (27) que as cláusulas de “estabilidade” e “unanimidade”, ambas sugeridas pela Libra, ainda encontram forte resistência da LFF.

De acordo com apuração da reportagem, a Libra tem negociado internamente uma forma de revogar a cláusula de unanimidade, que serve apenas para possíveis mudanças sobre distribuição de receitas, e tem sido defendida, dentre outros clubes, pelo Flamengo.

A estratégia da organização é impor uma regra em que cada clube tem o direito de vetar uma mudança a respeito de divisão de direitos televisivos se ela significar um impacto em seu planejamento financeiro.

A ideia da Libra é que, desta forma, os clubes se sintam protegidos, mas sem a exigência da tal cláusula de unanimidade para realizar mudanças com relação às divisões das cotas televisivas. Já em relação à “estabilidade”, a ideia da organização é convencer os clubes de que existe um risco “muito baixo” em relação ao tema.

O temor dos demais clubes é que, caso a expectativa de arrecadação não seja atingida, seja necessário tirar do próprio bolso para complementar os ganhos garantidos de Flamengo e Corinthians. Porém, a Libra trata o tema internamente como “algo muito difícil de acontecer”.

A “estabilidade” representa uma “transição do modelo atual para o futuro sem que qualquer clube tenha queda de receita em benefício dos demais”. Na prática, ela beneficia equipes como Flamengo e Corinthians, que são as de maior arrecadação no atual modelo, que privilegia audiência.

Ou seja: caso a receita da Série A seja menor ou igual à temporada 2022, Flamengo e Corinthians manterão o percentual de receitas determinado naquela temporada (em números absolutos, a receita de cada um pode ser inferior à temporada de 2022, sem transferir risco para qualquer outro clube).

Com isso, a Libra tem como objetivo “resguardar os clubes que fazem a maior concessão na formação da Liga”, no caso dos dois de maior torcida do Brasil.

A ESPN apurou, por fim, que os dois assuntos vêm sendo discutido por uma comissão, formada por quatro presidentes de clubes da Libra e outros quatro mandatários de equipes ligadas ao Forte Futebol. Neste momento, a ‘cúpula’ tem redigido o texto a respeito dos temas, que deverá ser apresentado aos demais clubes em um prazo de duas semanas.

Retirado de: ESPN

Equipe Gávea News

Recent Posts

Vídeo: Zico é sincero após eliminação do Flamengo no Mundial

A derrota do Flamengo para o Bayern de Munique por 4 a 2, nas oitavas…

25 minutos ago

Após saída de Gerson, Flamengo define prioridades no mercado

O Flamengo não quer perder tempo após a disputa da Copa do Mundo de Clubes.…

37 minutos ago

Borussia Dortmund X Monterrey palpites e odds de apostas para o Mundial de Clubes – 01/07

Nesta terça-feira, 1 de julho, Borussia Dortmund X Monterrey duelam pela última vaga das quartas…

51 minutos ago

Saída de Gerson ao Zenit irrita torcedores do Flamengo

O meio-campista Gerson não faz mais parte do elenco do Flamengo. Na manhã desta terça-feira…

2 horas ago

Flamengo busca reforços para o meio e ponta, diz Boto

Com a eliminação recente na Copa do Mundo de Clubes, o Flamengo voltou suas atenções…

3 horas ago

José Boto revela quantas contratações o Flamengo vai fazer nesta janela de transferências

Eliminado do Mundial de Clubes, o Flamengo agora concentra todas as suas fichas na janela…

3 horas ago