Gerson comemora gol marcado pelo Flamengo no Maracanã (Foto: Marcelo Cortes/Flamengo)
Os mais recentes ataques racistas feitos a Vinícius Júnior na Espanha comoveram personalidades de todo o mundo. Mas diferentemente de como é classificado pela La Liga, “um incidente isolado”, a perseguição que o atacante brasileiro passa atualmente é a realidade de milhões de pessoas nas mais diversas localidades.
O caso ganhou grandes proporções e fez com que outros casos de racismo fossem lembrados. Um dos atletas que sofreu com o crime em um passado recente foi Gerson.
Ainda em sua primeira passagem pelo Flamengo, o volante denunciou insultos racistas recebidos na partida contra o Bahia. Na ocasião, o jogador adversário, Índio Ramírez, foi afastado das atividades coletivas por um tempo e acabou deixando a equipe logo depois.
Hoje de volta ao Flamengo, Gerson publicou uma mensagem repudiando os casos de racismo e denunciando o preconceito velado que acaba prejudicando a punição dos criminosos. O jogador também prestou solidariedade ao colega de profissão, Vini Jr.
“O que eles querem é diminuir as conquistas, feitos e quem nos tornamos. Se acostumaram a fazer isso anos e anos, mas agora temos nossos representantes em patamares elevados. Não a quantidade merecida, mas somos poucos que fazemos barulho. E continuaremos assim.
O preto incomoda quando está no lugar mais alto. O que eles querem é que sejamos eternos devedores de favores. Que aceitemos as esmolas que sempre nos deram e que digamos amém. Não se cale, Vini Jr.
Não deixe os racistas te diminuírem. Você hoje tem a possibilidade de mudar a vida de diversos negros que não podem e temem tomar a atitude que está tomando.
Hashtags, faixas e textos em redes sociais não mudam a vida de ninguém e nem colocam racistas em seus devidos lugares: na cadeia. Enquanto quem decidir a vida dos pretos não forem pessoas como nós, continuaremos a viver a farsa de que o mundo evoluiu sobre racismo e discriminação.
Juntos, Vini Jr.”
O futuro de Gerson, volante do Flamengo, ganhou contornos delicados fora das quatro linhas. A…
A vitória do Bayern de Munique sobre o Flamengo pelas oitavas de final da Copa…
Peça fundamental no elenco do Flamengo desde sua chegada, Giorgian De Arrascaeta segue no centro…
Domènec Torrent, atualmente técnico do Monterrey, utilizou sua experiência como ex-comandante do Flamengo para analisar…
A possível saída de Wesley já mobiliza os bastidores do Flamengo. Após o encerramento da…
O Flamengo, com aval de Filipe Luís, avança nos contatos para definir o futuro de…