Flamengo

Vítima de racismo, Vinícius Júnior receberá homenagem histórica do Real Madrid no Santiago Bernabéu

Vítima de racismo no último domingo, Vinícius Júnior será homenageado pelo Real Madrid na partida contra o Rayo Vallecano, no Santiago Bernabéu, nesta quarta-feira. Chamado de “macaco” pela torcida do Valencia, o atacante será ovacionado no minuto 20 – em referência ao número de seu uniforme – pelas tribunas da casa merengue.

A informação é do jornal espanhol As. A ideia de Florentino Pérez e do Real Madrid é de utilizar a partida desta quarta-feira como uma forma de honrar o legado do atacante na Espanha e uma reparação pelos ataques racistas sofridos desde que chegou à Espanha, em 2018. No minuto, torcedores ecoarão palavras de ordem contra o racismo e o nome de Vini Jr.

Expulso no duelo com o Valencia, o brasileiro não estará em campo, mas foi convidado pelo Real Madrid a comparecer na tribuna de honra do estádio. O entendimento do clube e de Florentino Pérez é de que o sofrimento de Vini vai além do futebol. Aos 22 anos, e em um país estrangeiro, o atacante merece todo o apoio possível.

Além disso, o Real acredita que o ódio direcionado ao brasileiro foi alimentado pela passividade da opinião pública e dos órgãos oficiais diante da situação. Nesta semana, após o caso de racismo na partida contra o Valencia, sete envolvidos em episódios de ataques a Vini Jr. foram presos. De acordo com LaLiga, o atacante foi alvo de racismo em dez jogos até hoje.

Vini Jr. chegou até, após a partida contra o Valencia, a cogitar deixar a Espanha. Ele estuda conceder uma entrevista coletiva em breve, para repetir as reclamações e os protestos contra a discriminação racial na Espanha. Ele pretende manter o posicionamento contra os ataques racistas, inclusive com críticas aos dirigentes da La Liga, em especial ao presidente Javier Tebas.

Entenda o caso

O brasileiro Vinícius Júnior foi mais uma vez vítima de racismo na Espanha. Parte da torcida do Valencia, que enfrentou e venceu o Real Madrid no domingo por 1 a 0, gritou insultos racistas direcionados ao jogador brasileiro no segundo tempo da partida, que foi paralisada e depois retomada pelo árbitro por causa das ofensas.

Nos acréscimos, o brasileiro, revoltado e desestabilizado pelos rivais, foi expulso depois de se desentender com o atacante Hugo Duro, em quem acertou o braço. Ele levou cartão amarelo, mas após revisão do lance pelo VAR, foi expulso pela arbitragem.

O episódio gerou revolta no Real Madrid, cujo técnico Carlo Ancelotti dedicou sua entrevista coletiva inteira para falar sobre o caso de racismo ao fim da partida. A polêmica aumentou em seguida quando o presidente da LaLiga, Javier Tebas, criticou Vinícius por ter reclamado da postura da entidade diante dos casos de racismo.

São muitos os episódios de preconceito racial contra Vini Jr. Recentemente, o brasileiro depôs na Justiça espanhola no âmbito do caso em que foi xingado de “macaco” por um torcedor do Mallorca em fevereiro deste ano. “Não foi a primeira vez nem a segunda nem a terceira. O racismo é o normal na LaLiga. A competição acha normal, a federação também e os adversários incentivam. Lamento muito. O campeonato que já foi de Ronaldinho, Ronaldo, Cristiano e Messi hoje é dos racistas”, afirmou o atleta em seu perfil no Twitter.

O brasileiro ainda alertou para a imagem que a Espanha passa para o exterior ao permitir que tais ataques aconteçam na maior competição esportiva da nação. “Uma nação linda, que me acolheu e que amo, mas que aceitou exportar a imagem para o mundo de um país racista. Lamento pelos espanhóis que não concordam, mas hoje, no Brasil, a Espanha é conhecida como um país de racistas.”

Retirado de: Terra

Equipe Gávea News

Recent Posts

Saúl ganha memes após atuação de gala em vitória do Flamengo; veja

A vitória do Flamengo por 2 a 0 sobre o Internacional, no Beira-Rio, pela Libertadores,…

43 segundos ago

Mauro Cezar analisa Flamengo x Estudiantes pela Libertadores

O Flamengo chega às quartas de final da Libertadores com favoritismo e atenção redobrada. Após…

31 minutos ago

Jornalista analisa elenco do Flamengo: “Tem muito ainda a melhorar…“

O Flamengo vive um momento de afirmação no cenário nacional e internacional, e não apenas…

1 hora ago

Saúl vira assunto na Europa após classificação do Flamengo

O Flamengo voltou a mostrar sua força na Libertadores ao eliminar o Internacional em pleno…

2 horas ago

Mágoa? Léo Ortiz, do Flamengo, relembra passagem pelo Internacional

A noite de quarta-feira (20 de agosto) no Beira-Rio, em Porto Alegre, teve ingredientes de…

3 horas ago

Flamengo: Léo Ortiz é sincero sobre convocação para Seleção Brasileira

Em noite decisiva pela Copa Libertadores, o Flamengo venceu o Internacional por 2 a 0…

3 horas ago