Allan em treino pelo Atlético MG (Foto: Pedro Souza/Atlético-MG)
Na última sexta-feira, Flamengo e Atlético-MG entraram em acordo pela contratação do volante Allan. Valores e metas foram definidos, mas ainda há impasses que impedem a assinatura. O pagamento do mecanismo de solidariedade é a divergência no momento.
A negociação está acertada em 8 milhões de euros (R$ 42 milhões) por 100% dos direitos econômicos. Desse valor, o Atlético-MG tem 75%, ou seja, 6 milhões de euros (R$ 31 milhões).
O total da transferência será pago em três vezes. A fatia maior é quitada no ato da compra e corresponde a um valor entre 40% e 45% do total. O restante será equacionado em duas parcelas em 2024.
A bonificação por títulos, que fará com o que o total da transferência seja fechado em cerca de 9 milhões de euros, ainda é discutida. Os títulos que contemplam esses bônus são Brasileiro, Copa do Brasil e Libertadores. Allan, em contrato de quatro anos e meio, teria de conquistar duas destas taças.
A divergência de momento é sobre quem assume o percentual referente ao mecanismo de solidariedade da Fifa entre o vendedor (Atlético-MG) e o comprador (Flamengo). Como se trata de transferência nacional, o valor a ser pago é um pouco superior a 2,5% do total da transação. Somente os clubes brasileiros que participaram da formação de Allan recebem. São eles Internacional, que fica com a maior fatia, Tanabi-SP e São Paulo.
Liverpool (Inglaterra) SJK (Finlândia), Sint-Truiden (Bélgica), Hertha Berlim (Alemanha), Apollon Limassol (Chipre) e Eintracht Frankfurt (Alemanha), clubes que Allan defendeu fora do país, não têm direito a essa compensação.
O Fluminense, clube no qual chegou aos 22 anos, também não recebe.
A negociação se arrasta por semanas, e as partes aparam as últimas arestas antes de finalizá-la. Com a compra encaminhada há três dias, a assinatura do contrato ainda não aconteceu, e o Flamengo aguarda o Atlético-MG. A expectativa interna dos rubro-negros é que o desfecho aconteça nos próximos dias. A vontade do jogador, que quer muito defender o Fla, tem sido fundamental nas conversas.
Retirado de: Globo Esporte
A vitória do Bayern de Munique sobre o Flamengo pelas oitavas de final da Copa…
Peça fundamental no elenco do Flamengo desde sua chegada, Giorgian De Arrascaeta segue no centro…
Domènec Torrent, atualmente técnico do Monterrey, utilizou sua experiência como ex-comandante do Flamengo para analisar…
A possível saída de Wesley já mobiliza os bastidores do Flamengo. Após o encerramento da…
O Flamengo, com aval de Filipe Luís, avança nos contatos para definir o futuro de…
Classificado para as quartas de final da Copa do Mundo de Clubes após eliminar a…