Taça do Mundial de Clubes da FIFA (Foto: Giuseppe Cacace/AFP)
A equipe vencedora da Copa Libertadores de 2024 conquistará vaga em duas importantes competições futuras: a Copa Intercontinental em dezembro, que substitui o antigo Mundial de Clubes, e a primeira edição do novo Mundial de Clubes em 2025, que contará com a participação de 32 times e será realizado a cada quatro anos.
Já garantiram presença no novo torneio, programado para ocorrer nos EUA entre junho e julho do próximo ano, o Palmeiras, o Flamengo e o Fluminense, por terem conquistado a Libertadores em 2021, 2022 e 2023, respectivamente.
A Conmebol terá direito a mais três vagas no Mundial de 2025, e a seguir, o ge detalha como essas vagas podem ser definidas.
Sim.
As três posições restantes serão então decididas por ranking.
NÃO! A FIFA estabeleceu um limite para o número de times em cada país. Atlético-MG, São Paulo, Botafogo e Grêmio só participarão do Mundia se conquistarem o título.
Hoje, os classificados seriam: Boca Juniors (71 pontos), River Plate (67 pontos) e Olimpia (57 pontos). Mas dois times (Boca e Olimpia) ,não fazem parte da Libertadores e correm sérios riscos de serem ultrapassados.
De acordo com os regulamentos da FIFA, uma equipe pode marcar no máximo 49 pontos no ranking. Depois do Olimpia, os times com mais pontos são: Nacional (43), Independiente del Valle (41), Barcelona (40), Cerro Porteño (40), Estudiantes (30), Libertad (30), The Strongest (30), Bolívar (27), Talleres (27), Deportivo Táchira (25), Colo-Colo (22), Alianza Lima (14), LDU Quito (14), Peñarol (13), Junior (13), Caracas (12), Liverpool (10), Universidade (
Cada vitória na fase de grupos vale 3 pontos. E há três pontos de bônus pelo progresso em cada categoria.
Campeões continentais: Manchester City, Al Ahly (Egito), Palmeiras, Flamengo, Al Hilal (Arábia Saudita), Real Madrid, Wydad Casablanca (Marrocos), Chelsea, Fluminense, Urawa Reds (Japão), León (México), Monterrey (México), Seattle Sounders (EUA)
Via ranking: Bayern de Munique, Paris Saint-Germain, Inter de Milão, Borussia Dortmund, Porto, Benfica, Juventus e Auckland City (Nova Zelândia).
Não haverá mais tempo, pois a Copa do Mundo será realizada em junho e a Libertadores será decidida em novembro. O campeão continental de 2025 provavelmente terá vaga na Copa do Mundo de 2029.
Mesmo já eliminado da Copa Sul-Americana, o Cruzeiro entrou em campo na noite de quarta-feira…
Em uma noite marcada por intensidade e reviravoltas, o Botafogo superou o Estudiantes por 3…
Em uma noite marcada por reviravoltas e muita tensão no estádio Nilton Santos, o Botafogo…
O São Paulo garantiu sua classificação para as oitavas de final da Copa Libertadores ao…
Na derrota para o Lanús por 1 a 0, válida pela quinta rodada da Copa…
O Flamengo demonstrou mais uma vez sua postura firme em relação aos seus principais jogadores.…