Flamengo

Maracanã é utilizado para atividade pouco comum

Exercício é realizado em cooperação entre os dois países

No dia 12 da semana passada, o Maracanã, que já sediou duas finais de Copa do Mundo, foi cenário de um acontecimento incomum. Conhecida como “Operação Maracanã”, a ação foi realizada em conjunto pelo Exército Brasileiro e pela Guarda Nacional de Nova York. O propósito do treinamento era simular a resposta a uma situação imaginária envolvendo QBRN (Defesa Química, Biológica, Radiológica e Nuclear), durante uma partida de futebol no estádio.

O exercício teve como objetivo preparar-se para a Copa do Mundo de 2026, que terá os Estados Unidos como um dos países anfitriões. De acordo com informações do jornal O Globo, a simulação incluiu o uso de um drone da empresa CONDOR, especializada em tecnologias não letais. Esse dispositivo estava equipado com um sistema de comunicação e transmitia mensagens por meio de alto-falantes.

Conforme divulgado pelo Comando Militar do Leste (CML), durante o simulado foram realizadas buscas em áreas específicas do estádio, como arquibancadas e entradas, além da representação de um acidente químico com medidas de detecção e contenção da ameaça. Aproximadamente cem pessoas atuaram como figurantes interpretando torcedores expostos ao acidente químico simulado, o que contribuiu para tornar a atividade mais realista.

Maracanã preparado para jogo do Flamengo (Foto: Gilvan de Souza/Flamengo)

A participação do Exército Brasileiro na Copa do Mundo de 2014 e nas Olimpíadas do Rio em 2016 foi fundamental para essa troca de experiências. Segundo o Tenente-coronel Bifano, comandante do 1º Batalhão de Defesa Química, Biológica, Radiológica e Nuclear, essa oportunidade é significativa.

-Fazer um exercício combinado com o Exército dos EUA é uma grande oportunidade, especificamente com a Guarda Nacional do Exército de Nova York, porque, assim, conseguimos passar a nossa expertise na atuação em grandes eventos, disse.

O Comando Militar do Leste considera que essa atividade contribui para fortalecer a diplomacia militar, promovendo um estreitamento das relações entre os exércitos brasileiro e americano.

Débora Figueiredo

Recent Posts

As estratégias do Palmeiras pra não perder Abel Ferreira para a seleção

O nome de Abel Ferreira voltou a ganhar força nos bastidores da Confederação Brasileira de…

2 horas ago

Em fase ruim, Guilherme busca ajuda fora do Santos

Vivendo um momento técnico delicado, o atacante Guilherme tem enfrentado uma série de desafios dentro…

2 horas ago

Raphinha ganha destaque em jornais europeus

Barcelona e Inter de Milão protagonizaram um confronto emocionante na ida da semifinal da Champions…

2 horas ago

Essas seleções também usaram uniformes fora dos padrões

A CBF foi clara ao afirmar que seguirá o estatuto, que determina o uso exclusivo…

2 horas ago

Raphinha manda forte recado para o time do Barcelona

Barcelona e Inter de Milão fizeram um duelo movimentado nesta quarta-feira (30 de abril), no…

2 horas ago

Mesmo após vitória, torcida do Palmeiras faz pedido inusitado

O Palmeiras largou na frente na terceira fase da Copa Betano do Brasil ao vencer…

2 horas ago