Premier League

VAR vai ser substituído na Premier League

Premier League adota Iphones com IA para substituir VAR

A Premier League, a liga de futebol inglesa, fez um anúncio importante: decidiu trocar sua tecnologia de apoio à arbitragem. O VAR será substituído por um conjunto de iPhones distribuídos pelo campo. Esse novo sistema será implementado em todos os jogos da temporada 2024/2025, com o intuito de fornecer aos árbitros uma ferramenta adicional para auxiliá-los em suas decisões, buscando reduzir as críticas em relação à eficiência do VAR.

Denominado “Dragon”, este sistema foi criado pelas empresas Genius Sports e Second Spectrum. Ele contará com a presença de 28 iPhones 14 e 15, posicionados estrategicamente em diversos locais do campo.

Esses dispositivos móveis serão acomodados em capas impermeáveis e equipados com ventoinhas de resfriamento. Dessa forma, eles poderão gravar vídeos em altas taxas de quadros, possibilitando uma análise mais minuciosa em momentos cruciais da partida.

iPhones 14 e 15 serão usados na Premier League na detecção de impedimento e outros lances polêmicos (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

Este sistema é capaz de registrar até 100 quadros por segundo, proporcionando uma visão mais detalhada dos eventos. Adicionalmente, ele pode monitorar entre 7.000 e 10.000 pontos de cada jogador, capturando informações como contornos corporais, massa muscular e a estrutura dos ossos.

Os dados obtidos através dos iPhones serão examinados por um sofisticado sistema de Inteligência Artificial, que ajudará a determinar se ocorreu ou não um impedimento. Contudo, a decisão final ficará a cargo dos árbitros que terão acesso a esses resultados.

O “Dragon” não foi projetado para substituir os árbitros humanos. Sua finalidade é servir como uma ferramenta que auxilia na tomada de decisões, buscando uma maior precisão em relação à realidade dos eventos. A quantidade de informação que esse sistema consegue reunir pode ser útil para a análise de diversos outros aspectos de uma partida de futebol. Embora as possibilidades sejam amplas, por ora, o “Dragon” concentrará seu esforço nos lances de impedimento.

A decisão da Premier League em adotar este sistema poderá abrir uma nova era no apoio à arbitragem. Veremos se os resultados corresponderão às expectativas e se mais ligas profissionais de futebol seguirão este exemplo.

Débora Figueiredo

Recent Posts

Milton Neves aponta melhor time “não-europeu” do Mundial: “De longe”

O Palmeiras deixou ótima impressão na sua estreia na Copa do Mundo de Clubes. O…

28 minutos ago

José Boto revela quantos reforços quer contratar para o Flamengo

Antes da estreia do Flamengo na Copa do Mundo de Clubes, o diretor de futebol,…

29 minutos ago

A declaração de Arrascaeta sobre Jorginho após a estreia do Flamengo no Mundial

Único reforço do Flamengo na janela pré-Copa do Mundo de Clubes, Jorginho estreou com a…

29 minutos ago

Filipe Luís explica Varela titular e Wesley no banco em Flamengo x Espérance

O técnico Filipe Luís manteve a titularidade de Varela na estreia do Flamengo na Copa…

29 minutos ago

Flamengo supera clubes da Europa que disputam o Mundial; entenda

O Flamengo vive uma sequência intensa de compromissos. Conforme levantamento divulgado pelo Sofascore, o Rubro-Negro…

5 horas ago

Flamengo bate o martelo sobre futuro de Wesley

O Flamengo iniciou com o pé direito sua caminhada no Mundial de Clubes da FIFA.…

5 horas ago