São Paulo

A declaração do médico da Conmebol sobre o atendimento dado a Izquierdo

Na última terça (27), aconteceu o falecimento do zagueiro Juan Izquierdo do Nacional (URU), que passou mal no jogo da volta contra o São Paulo, pelas oitavas de final da Libertadores, semana passada, quinta (22), no MorumBIS. 

Vale destacar, que na visão do médico oficial da Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol), André Pinelli, todo o protocolo médico foi aplicado corretamente e de maneira rápida, mas a morte do zagueiro uruguaio será analisada pela entidade. Além disso, o médico revelou que apesar de seguidos os protocolos, a medicina não é uma ciência exata e nem todo mundo vai responder da mesma forma as manobras realizadas. 

Com isso, em breve, um levantamento de todas as variáveis da situação de Juan Izquierdo será feito, para compreender se a fatalidade poderia ou não ter sido evitada. 

Desse jeito, a equipe de André Pinelli pretende analisar o aspecto técnico do ocorrido, estudando passo a passo o que aconteceu, bem como analisando os relatórios médicos da ambulância e da equipe de emergência do Albert Einstein, hospital em que o zagueiro foi atendido logo depois que passou mal no estádio. 

Izquierdo chegou ao hospital em menos de 9 minutos

Cabe ressaltar, que além de todos os protocolos terem sido seguidos pelos médicos, uma vez na ambulância, Izquierdo  chegou ao hospital em menos de 9 minutos. Segundo André Pinelli, a decisão de encaminhá-lo ao Albert Einstein imediatamente, aconteceu porque o jogador embora estivesse com pulso e respirando espontaneamente, já se encontrava em um quadro convulsivo:

“Um pouco antes de eu chegar, ele [Izquierdo] já estava num quadro convulsivo, porém com pulso presente e respirando espontaneamente. Por isso, a opção adotada [pelo médico do Nacional] foi encaminhá-lo de imediato ao Einstein, que era o hospital previamente acordado com a organização do evento. Isso é muito interessante, porque o Einstein está a 1 km de distância do estádio. Do momento em que ele entrou na ambulância, na qual foi colocado em cerca de 3 minutos, à porta do pronto atendimento, demorou 4 minutos” destacou Pinelli.

Leandro Cardoso

Recent Posts

Cuca faz previsão sobre o futuro de Filipe Luís, do Flamengo

Na Arena MRV, após um confronto intenso que garantiu ao Atlético-MG a classificação para as…

2 segundos ago

Árbitro de Flamengo x Internacional na Libertadores é definido; veja quem é

Flamengo e Internacional protagonizarão mais um duelo marcante na Copa Libertadores da América, e a…

30 minutos ago

Wallace Yan se pronuncia após perder pênalti na eliminação do Flamengo

A noite de 6 de agosto de 2025 será lembrada por muito tempo pelos torcedores…

49 minutos ago

A declaração de Jorginho após pênaltis perdidos por Wallace Yan e Samu Lino na eliminação do Flamengo

Mesmo com vitória no tempo normal, o Flamengo foi eliminado da Copa do Brasil na…

2 horas ago

Jorginho é sincero sobre eliminação do Flamengo na Copa do Brasil

Após a eliminação do Flamengo nas oitavas de final da Copa do Brasil, o volante…

2 horas ago

A declaração de Hulk direcionada a Wallace Yan

A vitória do Atlético sobre o Flamengo, na Arena MRV, que garantiu vaga nas quartas…

4 horas ago