Fluminense

Por que gol do Fluminense contra o São Paulo foi irregular

O Fluminense venceu o São Paulo pelo placar de 2 a 0, neste domingo (1), jogo válido pela 25ª rodada do Brasileirão. E o primeiro gol dos cariocas foi marcado por Kauã Elias ainda na primeira etapa, causando muita polêmica por ter sido irregular.

Para a comentarista de arbitragem da ESPN, Renata Ruel, houve uma irregularidade. Por isso, ela trouxe uma análise do lance do gol e explicou aos telespectadores o descumprimento da regra pelo árbitro da partida, Paulo César Zanovelli da Silva.

Confira no vídeo:

@geglobo Gol do Fluminense confirmado! Paulo Cesar Zanovelli chegou a ir ao VAR para avaliar possível falta de Thiago Santos em Calleri no início do lance, mas o árbitro deu o gol #fluminense #saopaulo #gol #var #ge #polemica #futebol #brasileirao #seriea ♬ som original – geglobo

Explicação do lance:

Na ocasião, o jogador do São Paulo, Calleri e o jogador do Fluminense, Thiago Santos correram em disputa de bola na origem da jogada. Porém, o auxiliar Guilherme Dias Camilo balançou a bandeira alertando ao Zanovelli de falta.

Só que, no entanto, houve uma infração em campo que só é confirmada com o apito do árbitro e foi isso que não aconteceu. Pois o assistente não tem o poder de marcar a falta e o árbitro não faltou o jogador pedido pelo assistente.

Logo depois, mesmo sem o apito do árbitro para marcar a falta, Thiago Silva colocou a mão na bola, cobrou a suposta ‘falta’ e iniciou a jogada que resultou no gol de Kauã Elias. O lance até chegou a ser revisado pelo VAR, que acabou validando o gol.

Qual é a regra nessa situação?

No entanto, nessa situação presente deveria ser marcada uma infração da parte de Thiago Silva por colocar a mão na bola sem permissão, já que o árbitro deveria ter apitado marcando falta para que em seguida o zagueiro tricolor batesse.

O apito é necessário para:

Com isso, o Portal Gávea News irá te apresentar como funciona a regra do futebol em situações de quando ocorre um apito do árbitro durante uma partida de quaisquer campeonatos:

  • Para iniciar o jogo (no primeiro e no segundo tempo de jogo e da prorrogação);
  • Reiniciá-lo depois de um gol;
  • Paralisar o jogo;
  • Para assinalar um tiro livre ou um tiro penal;
  • Se o jogo for suspenso temporária ou indefinidamente;
  • Ao final de cada tempo de jogo.

Confira a análise completa da comentarista Renata Ruel:

O bandeirinha marca uma infração de ataque do Calleri no Thiago. O árbitro claramente sinaliza a vantagem, em nenhum momento ele apita para paralisar o jogo. Na regra do jogo está escrito que, para você paralisar o jogo com uma infração ou tiro livre, tem que ter o apito, e não tem. O árbitro aplica a vantagem. O Thiago Silva, ao ver a sinalização do assistente que só tem o dever de sinalizar e não tem poder nenhum no jogo, ele para e põe a mão na bola.

O árbitro, nesse momento, está de costas e não vê a mão deliberada que o Thiago Silva leva na bola para bater uma falta que o árbitro não apitou. Na sequência, sai o gol do Fluminense. O ábitro em campo dá o gol, o VAR chama e mostra para ele (árbitro) algumas imagens, inclusive, a mão do Thiago Silva na bola, e mesmo assim eles dão o gol. Há um erro absurdo de arbitragem. O jogo não foi paralisado. Não teve apito da arbitragem em momento algum. Não teve uma falta para o Thiago cobrar. Aquela mão do Thiago é uma mão deliberada. Se é uma mão deliberada, houve uma infração do Thiago no lance. Houve um ‘APP’ (posse em fase de ataque) antes do gol do Fluminense, e mesmo assim, de forma equivocada, a arbitragem deu o gol. Um erro gigantesco.

Confira o vídeo de Renata:

Emilly Lima

Recent Posts

Herói do título da Libertadores, Danilo se declara ao Flamengo

A conquista da Libertadores no último sábado (29) coroou a trajetória do zagueiro Danilo com…

12 horas ago

Vídeo: Bruno Henrique vira meme após nova entrevista pelo Flamengo

Bruno Henrique participou da festa organizada pelo Flamengo neste domingo (30), no Rio de Janeiro,…

12 horas ago

Vídeo: Carrascal ‘perde a linha’, faz dancinha em vestiário do Flamengo e viraliza

O Flamengo ampliou sua galeria de conquistas continentais ao superar o Palmeiras por 1 a…

12 horas ago

A declaração de Pulgar, do Flamengo, sobre lance polêmico com Bruno Fuchs, do Palmeiras

O Flamengo conquistou, no sábado (29), o seu quarto título da Copa Libertadores ao vencer…

12 horas ago

BAP é sincero sobre renovação de Filipe Luís com o Flamengo: “Acho que…”

A conquista do tetracampeonato da Libertadores reforçou o peso do trabalho recente no Flamengo, mas…

12 horas ago

Após conquistar mais um título, Filipe Luís tem renovação travada no Flamengo

Após conquistar quatro títulos em pouco mais de um ano à frente do time principal…

12 horas ago