F1

Após polêmica envolvendo pilotos, McLaren toma decisão crucial

Equipe britânica encurta diferença para a Red Bull e avalia estratégia para manter Norris como principal candidato ao título

A McLaren deu mais um passo importante na disputa pelo título da Fórmula 1 2024 com o pódio duplo conquistado no GP da Itália. Com Oscar Piastri em segundo e Lando Norris em terceiro, a equipe britânica chegou ao 13º pódio na temporada, sendo 12 deles consecutivos — uma das melhores sequências da McLaren nos últimos 36 anos. A diferença para a líder Red Bull no campeonato de construtores foi reduzida de 40 para apenas 8 pontos.

No Mundial de Pilotos, Norris conseguiu diminuir a diferença para Max Verstappen, atual líder, em mais 8 pontos. Agora, o britânico está 62 pontos atrás do holandês, que terminou a corrida em Monza na sexta posição, após um dia difícil.

Norris largou da pole position, mas não conseguiu converter a vantagem inicial em vitória, que ficou com Charles Leclerc. No entanto, o desempenho sólido da McLaren reforça a possibilidade de uma disputa acirrada pelo título.

A McLaren, que reconhece a força de Norris na temporada, está considerando priorizar o britânico nas corridas futuras, caso seja necessário.

Andrea Stella, chefe da equipe, destacou a importância de apoiar o piloto que está em melhor posição na luta contra Verstappen e a Red Bull.

“Estamos lutando contra Max Verstappen, então, se quisermos apoiar um piloto, temos que escolher aquele que está na melhor posição. E Lando está indo muito bem,” afirmou Stella, ressaltando as duas poles conquistadas por Norris recentemente.

Apesar do bom desempenho, Norris perdeu a liderança logo na largada, um problema recorrente em 2024. Em contraste com o GP da Holanda, onde conseguiu se recuperar, em Monza, ele foi ultrapassado por Piastri e Leclerc, ficando fora da disputa pela vitória.

A McLaren, contudo, evita a ideia de eleger um piloto número um de forma oficial, preferindo manter a flexibilidade nas decisões estratégicas. Stella comentou que, apesar de ver Norris como o principal candidato ao título, a definição rígida de um número um pode ser difícil de aplicar na prática.

“É melhor continuar trabalhando como equipe, porque agora parece que o campeonato de pilotos é definitivamente uma possibilidade,” concluiu.

A Fórmula 1 retorna em duas semanas com o GP do Azerbaijão, no dia 15 de setembro, para a 17ª etapa da temporada 2024.

Lucas Barros

Recent Posts

Botafogo promove evento e leva troféu à comunidade do Rio

O Botafogo promoveu um evento especial na comunidade Tavares Bastos, localizada na Zona Sul do…

1 minuto ago

Bastidores: saiba por que Capasso foi escanteado no Vasco

A situação do zagueiro Manuel Capasso no Vasco ganhou novos contornos após declarações contundentes de…

6 minutos ago

Saiba quem é Joshua, joia do Flamengo com multa milionária

O jovem meia-atacante Joshua, de apenas 17 anos, viveu um momento marcante ao decidir a…

11 minutos ago

Renato Paiva, do Botafogo, se prepara para reencontrar o Bahia

O reencontro entre Renato Paiva e o Bahia está marcado para este sábado (03), às…

16 minutos ago

A declaração de Ramos Mingo sobre a defesa do Bahia

O zagueiro Santiago Ramos Mingo concedeu entrevista nesta sexta-feira (02), na qual destacou o bom…

21 minutos ago

Atlético-MG: atualização na situação de Júnior Santos

A preparação do Atlético-MG para a sétima rodada do Campeonato Brasileiro segue em ritmo intenso.…

26 minutos ago