Real Madrid

Jogador do Real Madrid rebate declaração de Vini Jr

Carvajal rebate Vini Jr

A declaração de Vinicius Junior, de que a Espanha não deveria sediar a Copa de 2030 se não houver progresso em relação ao racismo no futebol local, não foi bem recebida no país. O atacante brasileiro enfrentou críticas de diversos setores, incluindo de seu companheiro no Real Madrid, o lateral Carvajal, e até de representantes do governo espanhol.

– Não há dúvidas de que a Espanha não é um país racista. Desde pequeno cresci com várias nacionalidades no meu bairro, em Leganés. Só quero lembrar que somos totalmente contra qualquer situação racista nos estádios. Sei o que o Vini sofre e o apoiamos interna e publicamente. Creio que a La Liga está melhorando e criando protocolos para que esses energúmenos não possam voltar a eventos esportivos. Com exceção dessas pessoas, não acho que a Espanha não mereça organizar uma Copa ,declarou Carvajal, em entrevista coletiva na quarta-feira.

O treinador da seleção espanhola, Luis de la Fuente, que liderou a equipe campeã da Eurocopa, apoiou a perspectiva de Vinicius.

Vinicius Júnior exibe o escudo do Real Madrid após marcar um gol pelo time da Espanha (Foto: Reprodução/Instagram)

– Rapidamente: a Espanha não é racista, é um exemplo de convivência, respeito e integração. Sempre há algo indesejável, é claro, mas insisto: a Espanha não é racista, é um exemplo que muitos países devem seguir. Com Marrocos e Portugal, a Copa será um evento único.

Vini Jr tem sido alvo de ofensas raciais na Espanha nos últimos anos e se estabeleceu como um importante defensor da luta contra o racismo no futebol. Para o atacante do Real Madrid, a Copa deveria ser realizada em outro lugar se os jogadores não se sentirem seguros em um país onde enfrentam a possibilidade de discriminação racial.

– A única coisa que devo dizer é que nosso país é um país onde o respeito à diversidade faz parte do nosso DNA e por isso nossa luta efetiva e direta contra toda conduta discriminatória – disse o ministro do Interior da Espanha, Fernando Grande-Marlaska, nesta quinta. Na quarta, logo após a divulgação da entrevista, a prefeitura de Madri também contestou o atacante.

Vini Jr. já procurou a Justiça espanhola para que punisse casos de racismo contra ele. Em junho, três torcedores do Valencia foram condenados a oito meses de prisão por ataques racistas durante um jogo no Mestalla em maio de 2023. Na Espanha, a pena não era conhecida.

Majoritariamente, a Copa do Mundo de 2030 será realizada na Espanha, Portugal e no Marrocos. O jogo de abertura será realizado em Montevidéu, no Uruguai, em homenagem à primeira edição do evento, que ocorreu em 1930. A Argentina e o Paraguai também jogam a primeira rodada.

Débora Figueiredo

Recent Posts

Herói do título da Libertadores, Danilo se declara ao Flamengo

A conquista da Libertadores no último sábado (29) coroou a trajetória do zagueiro Danilo com…

14 horas ago

Vídeo: Bruno Henrique vira meme após nova entrevista pelo Flamengo

Bruno Henrique participou da festa organizada pelo Flamengo neste domingo (30), no Rio de Janeiro,…

14 horas ago

Vídeo: Carrascal ‘perde a linha’, faz dancinha em vestiário do Flamengo e viraliza

O Flamengo ampliou sua galeria de conquistas continentais ao superar o Palmeiras por 1 a…

14 horas ago

A declaração de Pulgar, do Flamengo, sobre lance polêmico com Bruno Fuchs, do Palmeiras

O Flamengo conquistou, no sábado (29), o seu quarto título da Copa Libertadores ao vencer…

14 horas ago

BAP é sincero sobre renovação de Filipe Luís com o Flamengo: “Acho que…”

A conquista do tetracampeonato da Libertadores reforçou o peso do trabalho recente no Flamengo, mas…

14 horas ago

Após conquistar mais um título, Filipe Luís tem renovação travada no Flamengo

Após conquistar quatro títulos em pouco mais de um ano à frente do time principal…

14 horas ago