Everton Ribeiro em treino do Bahia — Foto: Tiago Caldas / EC Bahia
A profissão dos jogadores de futebol – principalmente atletas de linha – tem um ciclo muito menor do que outras ocupações, visto a exigência do esporte de alto rendimento. Os times, então, sempre tentam montar um elenco que consiga mesclar esportistas experientes com mais jovens.
Nesse cenário, em todo o plantel do Bahia, 9 jogadores têm, pelo menos, 30 anos de idade. Veja, abaixo, a lista completa.
Nascido em Arujá, Everton Ribeiro tem 35 anos e começou com futebol aos 5 anos, em uma escolinha do Santa Isabel Futebol Clube. Aos 9 anos foi aprovado em uma peneira da Portuguesa, para o futebol de salão, e não demorou a migrar para o futebol de campo. O primeiro clube profissional de Ribeiro foi o Corinthians, e defendeu outros cinco times até assinar com o Bahia neste ano.
Gilberto nasceu no Rio de Janeiro, em 93, e tem 31 anos. Após se destacar no time infantil do Centro de Futebol Zico, se transferiu para o Botafogo, onde estreou como profissional. O lateral-direito passou por outros sete clubes, entre eles, os brasileiros Internacional, Vasco e Fluminense, e antes de chegar ao Bahia, no ano passado, defendeu o Benfica, de Portugal.
Everaldo tem 33 anos, nasceu no Rio Grande do Sul e se formou na academia do Grêmio. Ele estreou pelo profissional em 2011, contra o Atlético-MG. O atacante passou por outros 12 clubes até acertar com o Bahia. O centroavante foi anunciado em 2022, e assumiu a camisa 9, que antes pertencia a Gilberto.
Aos 36 anos, o goleiro Danilo Fernandes está no Bahia desde 2022. O arqueiro iniciou a carreira na base do Corinthians, e foi promovido ao profissional em 2009. Antes de acertar com o Tricolor de Aço, passou por outros dois clubes: Sport e Internacional.
Vitor Hugo tem 33 anos e nasceu no Paraná, iniciando a trajetória como jogador na base do Santo André. Até chegar ao Bahia, em 2023, defendeu outros sete clubes, entre eles: Palmeiras, Atlético-MG e Fiorentina.
Victor Cuesta nasceu na Argentina, em 1988, e tem 35 anos. Iniciou a carreira em 2008, no Arsenal de Sarandí, e defendeu outros cinco clubes até fechar com o Bahia, neste ano. No Brasil, Cuesta atuou pelo Internacional e Botafogo. Outro estrangeiro do elenco, Arias nasceu na Colômbia, em 1992, e está com 32 anos. O lateral-direito passou por oito clubes até chegar ao Tricolor de Aço, também este ano.
Neuciano, mais conhecido como Cicinho, nasceu em Belém, em 88, e está com 35 anos. Ele começou a carreira em 2007, no Remo, e defendeu outros cinco clubes antes de assinar com o Bahia, em 2023. Carlos de Pena é de Montevidéu, no Uruguai, e está com 32 anos. Estreou como jogador profissional em 2003, pelo Nacional, e atuou por quatro clubes até chegar ao Tricolor de Aço, neste ano. Pelo futebol brasileiro, também defendeu o Internacional.
No embarque do Flamengo rumo a Lima, torcedores expressaram o desejo de revanche contra o…
Menos de um ano após encerrar a carreira como jogador, Filipe Luís assumiu o time…
A final da Libertadores neste sábado (29), às 18h (de Brasília), em Lima, representa mais…
Na decisão da Libertadores, neste sábado (29), às 18h (de Brasília), Carrascal carrega uma motivação…
Em clima de decisão, o elenco do Flamengo recebeu uma oferta inusitada fora dos gramados.…
Em meio à atmosfera decisiva que cerca a final da Copa Libertadores, o ex-presidente do…