F1

Fornecedora de motores deixa a Fórmula 1

Renault confirma fim da fabricação de motores de F1 em 2025; Alpine negocia com Mercedes

Em comunicado divulgado nesta segunda-feira (30), a Renault anunciou que encerrará suas operações na fabricação de motores de Fórmula 1 ao final de 2025. A estrutura em Viry-Châtillon, que atualmente fabrica as unidades de potência, será transformada em um centro de engenharia focado no desenvolvimento de tecnologias para os carros das marcas Renault e Alpine.

Mesmo com a transição, a Renault informou que as atividades relacionadas à F1 continuarão até o fim da temporada de 2025. “As atividades de Fórmula 1 em Viry, excluindo o desenvolvimento de um novo motor, continuarão até o final da temporada de 2025”, disse a empresa.

A mudança ocorre enquanto a Fórmula 1 se prepara para introduzir uma nova era de motores em 2026. Com o fim da produção interna, a Alpine, que atualmente é a única equipe a usar os motores Renault, já negocia com a Mercedes para que a fabricante alemã seja sua nova fornecedora a partir de 2026.

A Alpine também estabelecerá uma unidade de monitoramento da F1 em Viry-Châtillon, com o objetivo de preservar o conhecimento e as competências dos profissionais que atuam na sede.

A decisão da Renault de encerrar a produção de motores gerou protestos entre os funcionários da fábrica. Durante o GP da Itália, eles exibiram faixas com as frases “Nos deixe correr” e “Salve 50 anos de F1 na França”, ressaltando o histórico da fabricante com 12 campeonatos mundiais conquistados, tanto pela equipe de fábrica da Renault quanto por clientes como Williams, Benetton e Red Bull.

Atualmente, a Renault só fornece motores para a Alpine, o que limita a coleta de dados e o desenvolvimento da unidade de potência. Bruno Famin, ex-chefe interino da equipe, revelou que o motor Renault tinha um déficit de 15kW (equivalente a 0,2s por volta) em comparação com os concorrentes. Em busca de maior competitividade, a Alpine reformulou sua equipe, promovendo Oliver Oakes a chefe de equipe e trazendo de volta Flavio Briatore como consultor executivo.

Se a parceria com a Mercedes for concretizada, a Alpine espera benefícios tanto financeiros quanto competitivos. A equipe alemã está confiante no desenvolvimento de seus novos motores para a temporada de 2026. Em 2024, com desempenho abaixo do esperado, a Alpine ocupa a penúltima posição no campeonato de construtores. Pierre Gasly é o 15º colocado, com 8 pontos, e Esteban Ocon, que se transferirá para a Haas em 2025, ocupa o 18º lugar com 5 pontos.

Lucas Barros

Recent Posts

Interesse em Richarlison, resposta de Pedro e recado para De La Cruz: as últimas notícias do Flamengo

Os últimos acontecimentos envolvendo o Flamengo movimentaram os bastidores do clube e também as redes…

10 horas ago

Lesão de Carrascal, recado de Felipe Anderson e situação de Wesley: as últimas notícias do Flamengo

Em um dia de agenda movimentada, o Flamengo chega à rodada com desfalques importantes para…

10 horas ago

A declaração de Pedro direcionada ao Flamengo

Pedro, atacante do Flamengo, foi homenageado no Ninho do Urubu no início da tarde desta…

10 horas ago

Adeus? Zenit toma atitude envolvendo Gerson, ex-Flamengo

O Zenit elevou a pedida para negociar Gerson e, segundo a ESPN, esfriou qualquer possibilidade…

10 horas ago

Eric Faria manda recado para jogadores de Palmeiras e Flamengo

Hoje, segunda-feira (03 de novembro), Carlo Ancelotti anunciou a convocação da seleção brasileira para amistosos…

11 horas ago

Pedro ganha estimativa para volta ao campo pelo Flamengo

O Flamengo vive a reta final do Brasileirão e prepara a decisão da Copa Libertadores…

11 horas ago