Carros

É oficial! Salão do automóvel está confirmado

Event automotivo retornará a São Paulo em 2025, após exigência de Lula

O presidente da Anfavea, Márcio de Lima Leite, confirmou ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva o retorno do Salão do Automóvel, que será realizado em São Paulo, de 22 de novembro a 1º de dezembro de 2025, no Pavilhão de Exposições do Anhembi. A última edição do evento aconteceu em 2018, no São Paulo Expo, e desde então a feira não havia sido realizada.

Durante a reunião em Brasília, que contou com a presença dos ministros Geraldo Alckmin, Fernando Haddad, Rui Costa e Luiz Marinho, Leite destacou que o presidente Lula praticamente exigiu o retorno do Salão após atender a todas as demandas das montadoras com incentivos fiscais e projetos de descarbonização.

“Agradeço aos presidentes das nossas associadas, que se esforçaram para essa retomada. E também ao impulso dado pelo presidente Lula, em razão de sua ligação histórica com o setor automotivo”, disse Leite, ao entregar um documento formalizando o retorno do evento.

O Salão de São Paulo 2025 terá um foco direcionado à mobilidade do futuro, seguindo padrões internacionais de eventos como os de Pequim, Munique e Detroit. O presidente da Anfavea afirmou que o evento destacará a experiência com os produtos, novos test-drives e tecnologias voltadas para segurança, conectividade e propulsão ambientalmente amigável.

“O foco do evento passa a ser total nos produtos, na experiência com test-drives, nos serviços aos clientes, e sobretudo nas novas tecnologias de propulsão ambientalmente amigáveis”, explicou a Anfavea.

Embora não façam parte da Anfavea, marcas como BYD e GWM também devem participar do Salão de 2025, com novos modelos elétricos e híbridos. A expectativa é que o evento traga diversas inovações em termos de sustentabilidade, com destaque para modelos micro-híbridos, híbridos plug-in e elétricos, alinhando-se aos esforços globais de descarbonização.

A Anfavea estima que o setor automotivo emita atualmente cerca de 242 milhões de toneladas de CO2 por ano, mas com o uso de novas tecnologias e biocombustíveis, as emissões podem ser reduzidas em até 280 milhões de toneladas nos próximos 15 anos.

O próximo compromisso da Anfavea será a apresentação de um painel sobre descarbonização na COP29, em Baku, de 11 a 22 de novembro deste ano.

Lucas Barros

Recent Posts

Arrascaeta sofre tentativa de assalto após vitória do Flamengo

Giorgian De Arrascaeta relatou que sofreu uma tentativa de assalto na noite deste domingo (19),…

2 horas ago

Flamengo atualiza situação de Léo Ortiz

O Flamengo confirmou neste domingo (19) que o zagueiro Léo Ortiz sofreu um estiramento do…

3 horas ago

A declaração de Abel Ferreira sobre lance polêmico de Palmeiras x Flamengo

Após a derrota por 3 a 2 para o Flamengo, neste domingo (19), no Maracanã,…

3 horas ago

A declaração de Filipe Luís sobre o protesto do Palmeiras

Após a vitória por 3 a 2 sobre o Palmeiras, neste domingo (19), no Maracanã,…

4 horas ago

Zagueiro do Palmeiras faz acusações contra árbitro de derrota do Flamengo

O zagueiro Gustavo Gómez expressou forte insatisfação com a arbitragem após a derrota do Palmeiras…

5 horas ago

Freguesia? Flamengo impõe freguesia histórica ao Palmeiras no Maracanã

O Flamengo venceu o Palmeiras por 3 a 2 na "final antecipada" do Brasileirão, na…

5 horas ago