Troféu do Brasileirão (Foto: Lucas Figueiredo/ CBF)
A derrota por 4 a 2 para o Flamengo, no Maracanã, agravou a situação do Juventude no Campeonato Brasileiro e culminou na demissão do técnico Jair Ventura. Com o resultado, o clube chegou ao quinto jogo consecutivo sem vitória e entrou na zona de rebaixamento, ocupando o 17º lugar com 34 pontos. O anúncio da saída do treinador ocorreu ainda na noite de sábado, horas após o confronto, e inclui também a despedida dos auxiliares Emílio Faro e Antônio Macedo.
O aproveitamento de Jair Ventura foi considerado abaixo do esperado pela diretoria. Com 21 partidas à frente do time, ele registrou apenas cinco vitórias, além de seis empates e nove derrotas, o que resultou em um rendimento de 35%. Essa campanha não foi suficiente para manter o Juventude fora da zona de perigo, o que pesou na decisão pela mudança na comissão técnica.
Jair Ventura chegou ao clube em substituição a Roger Machado, que vinha conduzindo uma boa campanha no Brasileirão, mas optou por sair para assumir o Internacional. A troca, no entanto, não trouxe o desempenho esperado, e a equipe sofreu com resultados irregulares ao longo da passagem de Ventura. No Campeonato Brasileiro, o Juventude acumulou três derrotas e dois empates nas últimas cinco rodadas, incluindo duas derrotas consecutivas, que aprofundaram a má fase do time.
Na Copa do Brasil, Ventura conseguiu levar o Juventude até as quartas de final, onde acabou eliminado pelo Corinthians. Essa foi a melhor campanha do time na competição sob o comando de Ventura, mas os resultados no torneio nacional não foram suficientes para salvar sua permanência. A prioridade do clube é a luta contra o rebaixamento, e os recentes tropeços no Brasileirão cobraram seu preço.
Atualmente, o Juventude se encontra em um momento delicado, precisando urgentemente de uma reação para escapar da zona de rebaixamento. A equipe terá a chance de encerrar a série de maus resultados no próximo confronto, marcado para sábado (2), contra o Fortaleza, terceiro colocado na tabela, em Caxias do Sul. Uma vitória seria essencial para retomar a confiança e buscar a permanência na primeira divisão.
A expectativa agora recai sobre quem assumirá o comando técnico do Juventude para o restante da temporada. O novo treinador terá o desafio de reorganizar a equipe e, acima de tudo, trazer estabilidade para evitar um desfecho indesejado no Brasileirão.
“O Esporte Clube Juventude, por meio de seu Departamento de Futebol, confirma a saída do técnico Jair Ventura do comando da equipe principal. Além do treinador, deixam o clube os auxiliares Emílio Faro e Antônio Macedo.
Jair Ventura chegou ao Juventude em julho de 2024, para sua segunda passagem pelo Verdão. Pelo comprometimento e profissionalismo ao longo do trabalho, o Esporte Clube Juventude deseja sucesso a Jair Ventura na sequência de sua carreira.”
A vitória do Bayern de Munique sobre o Flamengo pelas oitavas de final da Copa…
Peça fundamental no elenco do Flamengo desde sua chegada, Giorgian De Arrascaeta segue no centro…
Domènec Torrent, atualmente técnico do Monterrey, utilizou sua experiência como ex-comandante do Flamengo para analisar…
A possível saída de Wesley já mobiliza os bastidores do Flamengo. Após o encerramento da…
O Flamengo, com aval de Filipe Luís, avança nos contatos para definir o futuro de…
Classificado para as quartas de final da Copa do Mundo de Clubes após eliminar a…