Flamengo

Times se unem para não ter mais jogos da Libertadores no Brasil

O Peñarol vai encabeçar um pedido para impedir que os clubes brasileiros mandem jogos das competições da Conmebol no Brasil. A atitude é uma reação ao comportamento da polícia do Rio de Janeiro ao conter torcedores aurinegros na confusão às vésperas do confronto com o Botafogo, o qual o time entendeu como “excessivo”. Os uruguaios querem que os argentinos Boca Juniors, River Plate, Racing e Lanús também se unam à exigência.

O jogo de ida da semifinal da Copa Libertadores da América não ficou marcado apenas pela goleada que o Peñarol sofreu no Estádio Nilton Santos. Os carboneros perderam de forma contundente por 5 a 0 para o Botafogo, com gols de Alexander Barboza, Luiz Henrique, Igor Jesus e Savarino, que marcou duas vezes.

Poucas horas antes da partida entre as equipes, torcedores do Peñarol protagonizaram cenas lamentáveis. Eles foram flagrados agredindo ambulantes, depredando e saqueando estabelecimentos, ateando fogo em motos e usaram cadeiras e mesas como escudos contra a intervenção da polícia, no Recreio, Rio de Janeiro.

A polícia conseguiu conter os exaltados e apreendeu mais de 200 uruguaios, dos quais 21 seguem presos. Mas, para o membro do conselho diretor do Peñarol, Evaristo González, houve excesso por parte das autoridades brasileiras. De acordo com ele, a repressão policial é algo corriqueiro quando os clubes jogam no Brasil.

“Não é a primeira vez que isso acontece no Brasil”, denunciou e clamou por apoio. “Acredito que o Peñarol tem que se mexer, junto com clubes da Argentina que viveram situações semelhantes, para ir à Conmebol e propor que o Brasil inteiro tenha uma punição exemplar, ou perca a localidade por dois anos, que vão jogar no Paraguai, ou que realmente o Brasil aprenda uma lição pelo que está acontecendo”.

Apesar da revolta, o conselheiro afirmou que não quer que os botafoguenses sofram represálias no jogo de volta da Libertadores, na próxima quarta-feira (30/10), às 21h30, no Estádio Campeón del Siglo, em Montevidéu.

“Não quero que nossa Polícia maltrate os torcedores, jogue gás de pimenta ou coloquem suas vidas em risco, como aconteceu lá”, disse e finalizou. “Tivemos sorte de hoje não estarmos lamentando nenhuma morte”.

Marco Menezes

Recent Posts

Rossi ganha destaque no exterior após virada do Flamengo no Brasileirão

O Flamengo venceu o Corinthians por 2 a 1, no domingo (28 de setembro), pela…

57 segundos ago

A declaração de RMP direcionada a Filipe Luís, do Flamengo

Depois de um duelo extremamente desgastante contra o Estudiantes pela Libertadores, na quinta-feira (25 de…

4 minutos ago

Filipe Luís deve ganhar reforço no Flamengo em breve

O Flamengo vive a expectativa pelo retorno de Erick Pulgar após três meses fora por…

16 minutos ago

Em boa fase no Flamengo, Arrascaeta aguarda por renovação

Na vitória de domingo (28 de setembro) sobre o Corinthians por 2 a 1, Arrascaeta…

35 minutos ago

A declaração de Karoline Lima direcionada a Léo Pereira, do Flamengo

O término de Karoline Lima e Léo Pereira ganhou grande repercussão nas redes sociais nos…

47 minutos ago

Rossi, do Flamengo, já pegou outro pênalti de cavadinha; assista

Neste domingo (28), Agustín Rossi defendeu um pênalti batido de cavadinha por Yuri Alberto, sentado…

52 minutos ago