Botafogo

Botafogo emite nota oficial sobre o jogo contra o Peñarol

A diretoria alvinegra se pronunciou sobre a decisão das autoridades uruguaias de realizar o jogo com torcida única no jogo de volta entre o Peñarol e o Botafogo pelas semifinais da Libertadores, criticando duramente a medida e alertando para o precedente perigoso que essa decisão pode abrir no futebol sul-americano.

Torcida única gera revolta no Botafogo

A decisão do Ministro do Interior do Uruguai, Nicolas Martinelli, e da Polícia de Montevidéu, de proibir a presença de torcedores do Botafogo no estádio Campeón del Siglo, gerou indignação. 

A justificativa apresentada foi garantir a segurança após os incidentes envolvendo a torcida do Peñarol no jogo de ida, no Rio de Janeiro. No entanto, o Botafogo se posicionou contra a medida, afirmando que o regulamento da Libertadores exige que a segurança seja garantida pelo clube anfitrião.

Além disso, o clube carioca destacou que o Uruguai tem plenas condições de sediar partidas com segurança para as duas torcidas. Por isso, a decisão foi considerada uma falha grave por parte do Peñarol e das autoridades locais. Confira o texto da nota oficial emitida pelo Botafogo:

Preocupação com precedentes e apelo à CONMEBOL

Vale destacar que o Botafogo não apenas discordou da decisão, mas também alertou para o impacto que essa postura pode ter no futuro da competição. 

Sendo assim, o clube destacou que permitir exceções deste tipo pode incentivar outras equipes a adotar o mesmo argumento de “falta de segurança” para impedir a presença de torcedores visitantes.

Com isso, o Botafogo informou que já acionou a CONMEBOL e está monitorando de perto os desdobramentos do caso, exigindo que o regulamento seja cumprido à risca. 

Ação junto ao governo brasileiro

Dessa maneira, a diretoria alvinegra também recorreu ao Itamaraty, à Polícia Federal e ao Ministério dos Esportes, pedindo apoio para assegurar a proteção dos torcedores que viajaram a Montevidéu. Isso porque o clube entende que sua torcida não pode ser prejudicada por falhas do adversário em organizar o evento de forma adequada.

Agora, o Botafogo se prepara para o duelo decisivo nesta quarta-feira (30), buscando tanto a classificação quanto uma resposta clara das autoridades sobre o episódio.

Leandro Cardoso

Recent Posts

A declaração de Nunes direcionada ao Flamengo

O Flamengo completa 130 anos neste sábado (15), e a data será marcada por homenagens…

7 horas ago

Onde assistir Flamengo x Sport ao vivo

Sport e Flamengo se enfrentam neste sábado (15), às 18h30, em jogo adiado da 12ª…

8 horas ago

Lucas Paquetá teve conversa com Filipe Luís sobre volta ao Flamengo

Uma declaração de Lucas Paquetá, concedida na noite de quinta-feira (13), movimentou as redes sociais…

8 horas ago

Neymar pode assinar com o Flamengo, afirma jornalista

O jornalista Fábio Sormani levantou a possibilidade de Neymar defender o Flamengo caso o clube…

1 dia ago

AGORA: Bruno Henrique, do Flamengo, é absolvido pelo STJD

o atacante Bruno Henrique teve seu julgamento concluído na quinta-feira (13 de novembro), no Superior…

1 dia ago

Ex-Barcelona relembra partida contra o Flamengo: “foi incrível…”

Nesta quinta-feira (13 de novembro), Jan Virgili comentou a boa fase no Mallorca e a…

1 dia ago