Hulk, Paulinho e Arana comemoram gol do Atlético-MG (Foto: Pedro Souza/Atlético-MG)
A classificação do Atlético-MG para a final da Copa Libertadores, ao eliminar o River Plate em Buenos Aires, na última terça-feira (29/10), teve repercussão fora do Brasil.
No Paraguai, a torcida do Cerro Porteño celebrou a derrota do time argentino, enxergando no feito do Galo uma forma de barrar os avanços internacionais do Olimpia, seu maior rival. Isso porque a possibilidade de o River conquistar o título trazia com ela uma chance do Olimpia disputar o Super Mundial de Clubes pela Conmebol, o que gerou alívio e comemoração entre os adeptos do Cerro.
O fator principal da comemoração dos torcedores do Cerro Porteño é a rivalidade histórica com o Olimpia. Em caso de vitória do River Plate na Libertadores, o clube argentino abriria uma possibilidade para o Olimpia garantir vaga no Super Mundial de Clubes, via ranking da Conmebol.
Dessa forma, a torcida do Cerro viu a eliminação do River como um “presente” do Atlético-MG, o que evitaria o sonho do rival em disputar uma competição internacional de grande porte. A rivalidade entre Cerro e Olimpia é uma das mais intensas do futebol paraguaio, e qualquer fator que possa impedir o avanço do Olimpia em competições internacionais é celebrado pela torcida do Cerro.
Outro ponto que fortalece a ligação entre a torcida do Cerro Porteño e a alegria com o sucesso do Atlético-MG é o histórico dos confrontos. O Galo já foi um obstáculo para o Olimpia em duas ocasiões marcantes: na final da Libertadores de 2013 e na Copa Conmebol de 1992, ambos com vitórias do time mineiro.
Portanto, é natural que os torcedores do Cerro Porteño vejam o Atlético-MG como um “carrasco” do Olimpia, o que intensifica o apreço e a celebração com a recente classificação.
Nas redes sociais, torcedores do Cerro comemoraram a eliminação do River Plate e, consequentemente, a ausência do Olimpia no Super Mundial. Em publicações, muitos agradeceram diretamente ao Atlético-MG, destacando a importância da vitória sobre o River em detrimento do Olimpia.
Após a Conmebol anular o cartão vermelho de Gonzalo Plata, a vitória do Flamengo por…
A polêmica da expulsão de Gonzalo Plata, revertida pela Conmebol menos de 24 horas após…
Em noite de ida das quartas da Libertadores, o Flamengo venceu o Estudiantes por 2…
A vitória do Flamengo por 2 a 1 sobre o Estudiantes, no Maracanã, pelo jogo…
O Vasco se prepara para enfrentar o Flamengo, domingo (21 de setembro), às 17h30 (horário…
O Flamengo apresentou na quarta-feira (17 de setembro), ao Conselho Deliberativo, um novo estudo de…