Escudo do Botafogo (Foto: Reprodução/Botafogo)
O Botafogo está vivendo um momento histórico. Na última quarta-feira, o Glorioso superou o Peñarol em Montevidéu e, pela primeira vez, carimbou sua vaga para a final da Copa Libertadores da América. O feito é ainda mais impressionante pelo caminho percorrido: o Botafogo se tornou o primeiro clube a eliminar três campeões com pelo menos três títulos de Libertadores no mata-mata da competição, superando Palmeiras, São Paulo e, agora, o Peñarol.
A conquista, segundo levantamento de Thales Machado, do jornal O Globo, coloca o Botafogo como o time que mais “eliminou títulos” até uma final de Libertadores, ao lado do River Plate, que, em 2018, superou rivais com o mesmo número combinado de títulos.
Sob o comando de Artur Jorge, o Botafogo iniciou sua trajetória na atual edição desde as fases preliminares, onde eliminou o Aurora (Bolívia) e o Red Bull Bragantino para avançar à fase de grupos. Após garantir a classificação, enfrentou uma sequência desafiadora no mata-mata: derrotou o Palmeiras, tricampeão, nas oitavas de final, passou pelo São Paulo, também tricampeão, nas quartas, e, por fim, o pentacampeão Peñarol na semifinal. Com esses feitos, o Botafogo se tornou o quarto time a sair da Pré-Libertadores e alcançar a final, seguindo o caminho de Estudiantes (2009), Olimpia (2013) e Independiente del Valle (2016).
A vitória sobre o Peñarol foi especialmente significativa, não só por assegurar a vaga na final, mas também por colocar o Botafogo no seleto grupo dos 14 clubes brasileiros a disputarem o título continental. Na decisão, marcada para o dia 30 de novembro no Estádio Monumental, em Buenos Aires, o Botafogo enfrentará o Atlético-MG, outro clube brasileiro que busca reafirmar seu nome no cenário internacional.
Além de chegar à decisão, o Botafogo igualou um recorde impressionante: eliminou 11 títulos de Libertadores no caminho até a final, uma marca que havia sido registrada pelo River Plate em 2018.
Na época, os argentinos passaram por Racing (1 título), Independiente (7) e Grêmio (3), enquanto o Botafogo eliminou Palmeiras (3), São Paulo (3) e Peñarol (5). Essa campanha coloca o clube carioca ao lado de grandes campanhas históricas, como as do Fluminense em 2008, que eliminou Atlético Nacional, São Paulo e Boca Juniors, e do Santos em 2020, que despachou LDU, Grêmio e Boca Juniors.
O Flamengo venceu o Estudiantes por 2 a 1 na ida das quartas de final…
O Flamengo venceu o Estudiantes por 2 a 1, no Maracanã, pela ida das quartas…
O Flamengo venceu o Estudiantes por 2 a 1 no Maracanã, na quinta-feira (18), pelo…
Na última quinta-feira (18 de setembro), no Maracanã, o Flamengo venceu o Estudiantes por 2…
O Flamengo venceu o Estudiantes por 2 a 1, no Maracanã, pelas quartas de final…
Com direito a gol relâmpago, o Flamengo venceu o Estudiantes por 2 a 1 nesta…