Botafogo

Botafogo realiza feito jamais visto na história da Libertadores

Botafogo faz história ao eliminar gigantes e chega pela primeira vez à final da Libertadores

O Botafogo está vivendo um momento histórico. Na última quarta-feira, o Glorioso superou o Peñarol em Montevidéu e, pela primeira vez, carimbou sua vaga para a final da Copa Libertadores da América. O feito é ainda mais impressionante pelo caminho percorrido: o Botafogo se tornou o primeiro clube a eliminar três campeões com pelo menos três títulos de Libertadores no mata-mata da competição, superando Palmeiras, São Paulo e, agora, o Peñarol.

A conquista, segundo levantamento de Thales Machado, do jornal O Globo, coloca o Botafogo como o time que mais “eliminou títulos” até uma final de Libertadores, ao lado do River Plate, que, em 2018, superou rivais com o mesmo número combinado de títulos.

Sob o comando de Artur Jorge, o Botafogo iniciou sua trajetória na atual edição desde as fases preliminares, onde eliminou o Aurora (Bolívia) e o Red Bull Bragantino para avançar à fase de grupos. Após garantir a classificação, enfrentou uma sequência desafiadora no mata-mata: derrotou o Palmeiras, tricampeão, nas oitavas de final, passou pelo São Paulo, também tricampeão, nas quartas, e, por fim, o pentacampeão Peñarol na semifinal. Com esses feitos, o Botafogo se tornou o quarto time a sair da Pré-Libertadores e alcançar a final, seguindo o caminho de Estudiantes (2009), Olimpia (2013) e Independiente del Valle (2016).

A vitória sobre o Peñarol foi especialmente significativa, não só por assegurar a vaga na final, mas também por colocar o Botafogo no seleto grupo dos 14 clubes brasileiros a disputarem o título continental. Na decisão, marcada para o dia 30 de novembro no Estádio Monumental, em Buenos Aires, o Botafogo enfrentará o Atlético-MG, outro clube brasileiro que busca reafirmar seu nome no cenário internacional.

Além de chegar à decisão, o Botafogo igualou um recorde impressionante: eliminou 11 títulos de Libertadores no caminho até a final, uma marca que havia sido registrada pelo River Plate em 2018.

Na época, os argentinos passaram por Racing (1 título), Independiente (7) e Grêmio (3), enquanto o Botafogo eliminou Palmeiras (3), São Paulo (3) e Peñarol (5). Essa campanha coloca o clube carioca ao lado de grandes campanhas históricas, como as do Fluminense em 2008, que eliminou Atlético Nacional, São Paulo e Boca Juniors, e do Santos em 2020, que despachou LDU, Grêmio e Boca Juniors.

Geovanna Thomaz

Recent Posts

Interesse em Richarlison, resposta de Pedro e recado para De La Cruz: as últimas notícias do Flamengo

Os últimos acontecimentos envolvendo o Flamengo movimentaram os bastidores do clube e também as redes…

9 horas ago

Lesão de Carrascal, recado de Felipe Anderson e situação de Wesley: as últimas notícias do Flamengo

Em um dia de agenda movimentada, o Flamengo chega à rodada com desfalques importantes para…

9 horas ago

A declaração de Pedro direcionada ao Flamengo

Pedro, atacante do Flamengo, foi homenageado no Ninho do Urubu no início da tarde desta…

10 horas ago

Adeus? Zenit toma atitude envolvendo Gerson, ex-Flamengo

O Zenit elevou a pedida para negociar Gerson e, segundo a ESPN, esfriou qualquer possibilidade…

10 horas ago

Eric Faria manda recado para jogadores de Palmeiras e Flamengo

Hoje, segunda-feira (03 de novembro), Carlo Ancelotti anunciou a convocação da seleção brasileira para amistosos…

10 horas ago

Pedro ganha estimativa para volta ao campo pelo Flamengo

O Flamengo vive a reta final do Brasileirão e prepara a decisão da Copa Libertadores…

10 horas ago