Vini Jr posa para foto após ser campeão da Supercopa da Uefa 2024 (Foto: Reprodução/Instagram)
No último sábado (26), o Barcelona goleou o Real Madrid por 4 a 0 em pleno Santiago Bernabéu. Porém, a partida não foi marcada apenas por gols, dribles e muita festa do lado Catalão. Alguns torcedores do Real Madrid fizeram insultos raciais a jogadores do Barça. Raphinha se posicionou sobre a situação e defendeu Vini Jr na luta contra o racismo.
“Não podemos normalizar que as pessoas vão aos estádios para insultar”, falou Raphinha.
O jovem Lamine Yamal de apenas 17 anos, foi um dos jogadores que foram alvo de insultos raciais. Após o jogo, o atacante espanhol preferiu ignorar a situação e foi duramente criticado nas redes sociais. Raphinha saiu em defesa de seu companheiro e disse que cada um lida de uma forma e que as pessoas tem que entender isso.
“Cada pessoa é diferente. Claro que isso te incomoda, estamos fazendo nosso trabalho. Sabemos que os torcedores do outro time podem tentar fazer de tudo para que as coisas não saiam bem para vocês e que devemos estar focados, mas quando eles te insultam e esses insultos os levam para outro lugar, é mais complicado”, comentou o camisa 11.
“Falei com Ansu (Fati) depois e ele nos contou o que havia acontecido com ele. Ele estava mais triste. Com Lamine ouvimos que eles nos contavam coisas, mas não entendíamos exatamente o que nos diziam. Mas Ansu entendeu. Depois do jogo assistimos aos vídeos e foi aí que percebemos o que eles nos contaram”, completou o brasileiro em entrevista ao “El País”.
Questionado sobre se se arrependia de não ter interrompido o jogo devido aos insultos racistas, Raphinha respondeu que não. Ele acredita que é necessário alterar a abordagem para lidar com casos de racismo nos estádios.
“O que podemos fazer depois dos jogos, fazemos depois. Durante, temos que estar focados. Tem muita gente que normaliza a ida aos estádios para insultar. Isso não pode ser normalizado. Alguém com mais poder deve fazer alguma coisa”, argumentou o jogador.
Raphinha também saiu em defesa do atacante Vini Jr, que vem sofrendo uma onda de insultos raciais. Os jogadores são companheiros na seleção brasileira e estarão juntos na próxima Data Fifa.
“Não sabemos o que aconteceu em sua infância. Não sabemos as coisas que ele ouviu quando era pequeno. Essas coisas levam as pessoas ao limite e isso o incomoda muito. Vinicius é um menino muito sorridente, está sempre fazendo piadas. A única questão que te incomoda muito é essa, eu entendo sua raiva. Mas não estou na sua situação, então não posso dizer o que faria no seu lugar”, finalizou Raphinha.
Raphinha e seus companheiros de Barcelona entram em campo neste domingo (3) no clássico contra o Espanyol, que é válido pela 12° rodada da La Liga. Neste momento, o Barcelona lidera o Campeonato Espanhol com 30 pontos, seis a mais que o Real Madrid, vice-líder. A bola rola às 12h15 (de Brasília).
Na noite de sábado (04), Cruzeiro e Flamengo se enfrentaram no Mineirão, em duelo válido…
Neste domingo (4), o Cruzeiro venceu o Flamengo por 2 a 1, em partida válida…
O Cruzeiro venceu o Flamengo por 2 a 1 neste domingo (4), em jogo válido…
A derrota por 4 a 2 para o Corinthians, no sábado (03), provocou forte indignação…
Gabigol vive um momento de readequação no Cruzeiro, mas, diferentemente de outros atletas, como Dudu,…
Willian alcançou uma marca expressiva no futebol inglês. Apesar da derrota do Fulham para o…