Cruzeiro

Cruzeiro atinge marca expressiva entre os rivais brasileiros

Raposa é o segundo time brasileiro com mais finais internacionais

O Cruzeiro está na final da Copa Sul-Americana de 2024 e chegou a 16 finais internacionais em toda história, sendo o segundo time brasileiro no ranking com mais finais, atrás apenas do São Paulo. 16 também é o período de tempo que a Raposa ficou sem chegar a uma decisão sul-americana.

Apesar de 16 finais internacionais, essa é a primeira vez que o Cruzeiro está na final da Copa Sul-Americana. A Raposa eliminou o Lanús, da Argentina na última quarta-feira (30), no estádio La Fortaleza. São Paulo (18), Cruzeiro (16) e Flamengo (12) são os times brasileiros com mais finais sul-americanas na história.

Na história da Libertadores, o Cruzeiro disputou quatro finais, tendo conquistado a competição em 1976 e 1997. Nos anos de 1977 e 2009, a Raposa ficou apenas com o vice-campeonato. O clube também disputou três finais de Recopa Sul-Americana. Em 1992 e 1993, foi derrotado nos pênaltis por Colo-Colo, do Chile, e São Paulo. Já em 1998, com a partida realizada em 1999, a Raposa superou o River Plate e conquistou o título.

O time também chegou a uma final da antiga Copa Mercosul, competição que antecedeu a criação da Copa Sul-Americana pela Conmebol. No ano de 1998, na disputa entre times brasileiros, o Cruzeiro acabou sendo derrotado pelo Palmeiras.

O Cruzeiro soma mais quatro finais da Supercopa da Libertadores. A Raposa se consagrou campeã contra River Plate (1991) e Racing (1992) e em 1988 e 1996 ficou apenas com o vice-campeonato, ao perder para Racing e Vélez Sarsfield, todos da Argentina.

O clube também chegou a final da extinta Copa Máster, competição que reunia os campeões da Supercopa. O Cruzeiro disputou as finais das duas edições do campeonato: em 1992, foi derrotado pelo Boca Juniors e em 1995 conquistou o título ao vencer o Olimpia, do Paraguai na decisão.

Para finalizar, o Cruzeiro também disputou a final da Copa Ouro, torneio que reunia os campeões de todas as competições da Conmebol na época. O clube faturou o título no ano de 1995, ao vencer o São Paulo na grande decisão.

Cruzeiro e Racing, da Argentina, disputam o título da Copa Sul-Americana no dia 23 de novembro, no Estádio General Pablo Rojas, o “Nueva Olla”, casa do Cerro Porteño, em Assunção, Paraguai. A bola rola às 17h (horário de Brasília).

André Serra

Recent Posts

Enner Valencia vive momento crítico no Internacional

Enner Valencia atravessa um dos momentos mais desafiadores desde que chegou ao Internacional. Após iniciar…

1 minuto ago

Abel Ferreira atinge feito muito importante no comando do Palmeiras

A vitória do Palmeiras por 1 a 0 sobre o Ceará, na terça-feira (30), pela…

6 minutos ago

Corinthians x Internacional: Depay vai jogar?

O Corinthians retornou aos treinos na manhã desta quinta-feira (1), poucas horas após vencer o…

11 minutos ago

Palmeiras define estratégia para alcançar receita bilionária

O Palmeiras traçou uma meta ambiciosa para 2025: voltar a atingir a marca de R$…

16 minutos ago

Fortaleza anuncia nova contratação

O Fortaleza oficializou, nesta quinta-feira (01), a contratação de Bernardo Lima como novo analista de…

21 minutos ago

A declaração de Maurício Saraiva sobre má fase do Grêmio

A atuação do Grêmio diante do CSA, pela terceira fase da Copa do Brasil, escancarou…

26 minutos ago