Marcos Braz já foi vice-presidente de futebol do Flamengo - Foto: Gilvan de Souza/Flamengo
O Flamengo pode contar com um português na diretoria do clube na próxima temporada. Luiz Eduardo Baptista, conhecido como Bap e candidato à presidência, está em negociações avançadas para trazer José Boto como diretor-executivo de futebol. A informação foi divulgada pelo jornalista Jorge Nicola.
-José Boto tem bons trabalhos no exterior. Ele surge como olheiro, depois vira chefe de scout do Benfica, trabalhando muito tempo com Jorge Jesus no gigante português, revelou Nicola. O profissional também passou pelo Shakhtar Donetsk, da Ucrânia, e PAOK, da Grécia.
-Ele virou recentemente diretor esportivo e é para esse cargo que BAP pretende contratá-lo caso eleito presidente no dia 9. Luiz Eduardo Baptista não vai confirmar de forma oficial, mas é enorme a chance de José Boto ser contratado, completou o comunicador no YouTube.
José Boto, que tem 58 anos e começou sua trajetória profissional como treinador, já expressou publicamente seu desejo de atuar no futebol brasileiro. Ele passou mais de dez anos como responsável pela captação de jogadores no Benfica, onde trabalhou com Jorge Jesus, antes de assumir a diretoria do Shakhtar entre 2018 e 2021.
Após sua experiência na Ucrânia, Boto teve passagens pelo PAOK na Grécia e, mais recentemente, pelo Osijek da Croácia, sempre na função de diretor-executivo.
Anteriormente, o nome de José Boto já havia sido cogitado no Flamengo. Em 2022, ele foi mencionado como um potencial braço direito de Marcos Braz nas decisões relacionadas ao futebol do clube, assumindo o cargo de gerente de futebol.
Boto é um dos principais olheiros do futebol em Portugal. José Boto identificou e orientou nomes como Oblak, Witsel, Rodrigo, Nolito, Matic, Sulejmani, Markovic, Djuricic, Fejsa e Siqueira para se juntarem ao time do Benfica. Boto conquistou 5 títulos, 3 taças e 7 taças da liga portuguesa, enquanto com o Shakhtar conquistou 2 títulos, 1 taça e 1 Supertaça da Ucrânia.
No Flamengo, Bruno Spindel exerce a função de diretor-executivo, que será mantida se o candidato da situação, Rodrigo Dunshee, for vitorioso nas eleições do dia 9 de dezembro. Para além de Dunshee, também estão na competição Bap e Maurício Gomes de Mattos.
Em entrevistas anteriores, BAP já deixou evidente seu desejo de profissionalizar completamente o Flamengo. Apesar do discurso, existe uma dura crítica a Rodolfo Landim, que durante toda a sua administração manteve o inexperiente Marcos Braz como vice-presidente de futebol, administrando todo o setor.
A seleção brasileira estreou com vitória na Copa do Mundo de Futebol de Areia de…
O atacante Rwan Cruz celebrou seu primeiro gol com a camisa do Botafogo como um…
O Guarani anunciou oficialmente a contratação de Elano Blumer para o cargo de coordenador técnico.…
O volante Patrick de Paula, atualmente no Botafogo, foi alvo de elogios por parte de…
O confronto entre Barcelona e Inter de Milão, válido pela ida da semifinal da Champions…
O retorno de Rodri aos treinamentos do Manchester City representa um avanço importante após meses…