Robinho, ex-jogador de futebol (Foto: Reprodução)
O Supremo Tribunal Federal (STF) manteve, nesta terça-feira (26), a prisão do ex-jogador Robinho, condenado por estupro na Itália. Por 9 votos a 2, os ministros rejeitaram dois pedidos de liberdade apresentados pela defesa. A decisão foi tomada no plenário virtual da Corte.
O relator, ministro Luiz Fux, foi acompanhado pela maioria. Edson Fachin, Cristiano Zanin, Luís Roberto Barroso, Alexandre de Moraes, André Mendonça, Flávio Dino, Nunes Marques e Cármen Lúcia votaram a favor da manutenção da prisão. Os ministros Gilmar Mendes e Dias Toffoli divergiram, votando pela soltura de Robinho.
Robinho foi condenado na Itália a nove anos de prisão pelo crime de estupro, ocorrido em 2013. Em março deste ano, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) determinou que a pena fosse cumprida no Brasil, com base na Lei de Migração, de 2017. A decisão gerou questionamentos da defesa, que alegou inconstitucionalidade na aplicação da norma a um crime cometido antes de sua vigência.
Os advogados também argumentaram que o STJ não poderia determinar a execução imediata da pena, uma vez que os recursos ainda não haviam sido esgotados. Além disso, contestaram a competência do tribunal para fixar o regime de prisão.
Luiz Fux destacou que o STJ agiu conforme a legislação vigente e não violou normas constitucionais, tratados internacionais ou regras de competência. Segundo o ministro, a prisão de Robinho está amparada pela legalidade. “Não se vislumbra violação […] a caracterizar coação ilegal ou violência contra a liberdade de locomoção do paciente”, afirmou Fux.
Edson Fachin seguiu o relator, mas o julgamento foi interrompido anteriormente por um pedido de vista de Gilmar Mendes. Com o retorno da análise, prevaleceu a decisão de manter Robinho preso.
Com a decisão do STF, Robinho seguirá cumprindo pena no Brasil. A defesa ainda pode recorrer, mas os ministros consideraram que o cumprimento da condenação deve prosseguir enquanto não houver uma decisão definitiva nos tribunais superiores.
O Palmeiras trabalha nos bastidores para garantir a permanência de Weverton por mais tempo. Mesmo…
A recente decisão da Football Association (FA) que inocentou Lucas Paquetá de todas as acusações…
A direção do Flamengo conduz tratativas para encerrar, de maneira consensual, o acordo com a…
O volante Fernando, de 38 anos, teve sua passagem pelo Internacional encerrada após acordo para…
O Fluminense vive um momento decisivo envolvendo o futuro do atacante John Kennedy. O jogador,…
O Fluminense oficializou nesta terça-feira (12/08) a chegada do atacante colombiano Santiago Moreno, de 25…