Deyverson com a camisa do Atlético Mineiro em 2024 (Foto: Divulgação/Atlético Mineiro)
A Conmebol aplicou uma multa de US$ 25 mil (cerca de R$ 150 mil) ao atacante Deyverson, do Atlético-MG, por provocações feitas durante a semifinal da Libertadores contra o River Plate. O jogador foi punido com base nos artigos 11.2 “b” e “c” do Código Disciplinar da entidade, que tratam de condutas ofensivas e desrespeito ao comportamento aceitável no esporte.
A polêmica aconteceu na partida de ida, no Monumental de Núñez. Ao ser substituído, Deyverson colocou protetores auriculares, que havia guardado no calção, e provocou a torcida do River Plate, que já havia sido acusada de atos racistas contra jogadores e torcedores do Atlético-MG. Além disso, o atacante fez gestos irônicos e imitou um macaco, em resposta aos insultos raciais recebidos.
O jogador também simulou o símbolo do Boca Juniors, maior rival do River, passando o braço horizontalmente pelo peito, e mencionou o nome do clube, inflamando ainda mais os ânimos da torcida local.
Antes e depois da partida, torcedores do River foram flagrados realizando gestos racistas contra atleticanos. A resposta de Deyverson, apesar de irônica, foi considerada ofensiva pela Conmebol, resultando na punição.
Deyverson, que tem um histórico de provocações em campo, também foi decisivo na classificação do Galo. Ele marcou dois gols e deu uma assistência na vitória por 3 a 0 sobre o River na Arena MRV, no jogo de volta. O atacante já havia sido o herói nas quartas de final, quando fez os dois gols na vitória sobre o Fluminense, garantindo a classificação após derrota no Maracanã.
O Atlético-MG ainda não se manifestou oficialmente sobre a multa. No entanto, o clube pode recorrer da decisão. Deyverson, por sua vez, continua sendo peça fundamental na campanha do Galo, que busca o título inédito da Libertadores.
O Atlético-MG está próximo de oficializar a contratação de Reinier, meia de 23 anos que…
O Flamengo não conseguiu manter a vantagem construída ainda no primeiro tempo e acabou empatando…
O Flamengo ainda não sabe se poderá contar com De Arrascaeta no jogo decisivo diante…
A recente declaração do presidente do Conselho Deliberativo do Corinthians, Romeu Tuma Júnior, que expressou…
O duelo entre Ceará e Flamengo, válido pela 18ª rodada do Brasileirão, terminou empatado por…
O Flamengo entra em campo com uma missão clara: quebrar o bloqueio defensivo do Atlético-MG…