Atlético-MG

Ídolo do Cruzeiro é sincero ao falar sobre o Atlético-MG

Tostão afirma que Deyverson atrapalhou o Atlético

O Atlético-MG se esforça para encerrar a temporada com pelo menos uma vaga na Copa Sul-Americana, depois de perder duas finais que assegurariam o lugar na Libertadores de 2025. Os insucessos nas Copas do Brasil e Libertadores foram caros, especialmente considerando a difícil posição que o Galo ocupa na tabela do Brasileirão Betano.

No entanto, o jogo final contra o Botafogo na final da Copa Libertadores gerou inúmeras análises sobre os erros e decisões na equipe comandada por Gabriel Milito. Por exemplo, Vanderlei Luxemburgo destacou que o treinador cometeu um erro ao não alterar a equipe para um comportamento mais agressivo após a expulsão de Gregore, atleta do time do Rio de Janeiro.

No entanto, o jogo foi analisado por um notável craque da história do futebol brasileiro, ídolo do rival Cruzeiro. Em sua coluna na Folha de S.Paulo, Tostão apontou o dedo e apresentou uma análise minuciosa sobre as dificuldades do Time do Impossível. A análise se estendeu ao camisa 9 da Seleção Brasileira de 70, abrangendo posturas inadequadas até mesmo no Campeonato Brasileiro.

Camisa do Atlético-MG (Foto: Reprodução/Instagram)

“Ao contrário do que a maioria dizia, o elenco do Galo não é bom. A equipe reserva, escalada várias vezes [no Campeonato Brasileiro] para poupar os titulares que disputavam as copas, perdeu um grande número de partidas. Teria sido melhor se o técnico tivesse poupado uns três jogadores diferentes a cada jogo para não perder a qualidade individual e coletiva”, iniciou Tostão.

O ex-jogador também discutiu a maneira errônea como o Clube atuou no mercado da bola, fazendo investimentos significativos, mas negligenciando o equilíbrio na montagem do time.

 “O Atlético, como é frequente no futebol brasileiro, investiu em muitos jogadores, mas ignorou os meio-campistas, que jogam de uma intermediária a outra. Há vários volantes marcadores e meias ofensivos”.

A ausência de um meio-campo forte pode ter facilitado a adaptação do Botafogo ao fato de ter um jogador a menos.

“Na final, Artur Jorge, com um jogador a menos, fortaleceu a marcação pelos lados, recuou o volante para ser mais um zagueiro e deixou o meio-campo livre, pois sabia que todas as jogadas ofensivas do Galo são por meio de cruzamentos pelos alas e pelas bolas longas para os atacantes”, analisou.

Em última análise, Tostão criticou Gabriel Militão por escalar Deyverson como titular. De acordo com o astro, o atacante Hulk e Paulinho foram prejudicados pela presença dele.

“Por causa de alguns gols decisivos, Deyverson, que sempre teve uma carreira bastante irregular, passou a ser o xodó da torcida e da imprensa, o Deivinho, elogiado até nas suas simulações grosseiras, bizarras. A sua escalação no time titular diminuiu a grande qualidade da dupla de ataque formada por Hulk e Paulinho”, concluiu. 

Débora Figueiredo

Recent Posts

CBF define árbitro polêmico para partida entre São Paulo x Flamengo

O Flamengo volta a campo nesta quarta-feira (5), às 21h30, para enfrentar o São Paulo,…

28 minutos ago

Conmebol define horário da final da Libetadores entre Palmeiras x Flamengo

A Conmebol anunciou nesta terça-feira (4) os detalhes da final da Copa Libertadores 2025 entre…

38 minutos ago

Presidente do Flamengo tem encontro inusitado com Príncipe da Inglaterra; veja

Em passagem pelo Brasil para compromissos ligados ao meio ambiente, o príncipe William esteve no…

48 minutos ago

Saiba a situação atual da renovação de Filipe Luís com o Flamengo

Flamengo e Filipe Luís seguem alinhados no desejo de continuidade do trabalho, mas ainda não…

58 minutos ago

Novidade na sede do Flamengo é aprovada pela torcida

A sede do Flamengo, na Gávea, Zona Sul do Rio de Janeiro, passou a receber…

1 hora ago

Filipe Luís é sincero sobre De La Cruz, do Flamengo

Após cinco partidas fora de ação, De La Cruz voltou a iniciar um jogo pelo…

1 hora ago