Júlio Cesar, ex-goleiro da Seleção Brasileira (Foto: Lorenzo Di Cola/NurPhoto via Getty Images)
A opinião de um dos maiores goleiros da história do futebol brasileiro, Júlio César, sobre os melhores arqueiros do mundo tem grande peso, especialmente quando ele comenta sobre nomes que vêm se destacando nas principais competições globais.
Em uma recente entrevista ao Charla Podcast, o ex-jogador, que fez história no Flamengo e na Seleção Brasileira, deu sua visão sobre os goleiros que considera essenciais na atualidade, incluindo Thibaut Courtois e Ederson.
Embora não tenha apontado um único goleiro como o “melhor do mundo”, Júlio César fez questão de incluir o belga Thibaut Courtois entre os três melhores.
O arqueiro do Real Madrid tem sido uma referência por sua capacidade de definir partidas em momentos decisivos.
“Eu acredito em momentos e características de goleiros. Mas o melhor do mundo? Eu não posso te dizer. Tem jogadores que são decisivos. O Courtois, por exemplo, não pode deixar de fora do top-3”, afirmou Júlio César.
Isso porque, ao longo de sua carreira, Courtois tem mostrado uma impressionante habilidade em momentos decisivos, como na Copa do Mundo de 2018, quando foi crucial para a eliminação do Brasil nas quartas de final.
“Eu gosto muito do Courtois pelo poder de decisão. Ele sempre está pronto”, acrescentou Júlio César.
O ex-goleiro também lembrou um episódio marcante envolvendo Courtois, quando o Real Madrid enfrentou o Liverpool na final da Liga dos Campeões de 2021-22.
Júlio contou que o técnico Carlo Ancelotti, em uma reunião com quatro jogadores-chave, pediu a colaboração de Courtois para garantir a vitória do time.
“Eu lembro de Liverpool x Real Madrid… eu soube porque um atleta me contou. O Ancelotti pediu para ficar (na reunião) esse brasileiro, Modric, Kroos e o Courtois. Ele falou: ‘Vocês quatro vão fazer a gente ganhar a Champions League hoje’. O Courtois fechou o gol”, contou.
Além de Courtois, Júlio César também não deixou de elogiar o goleiro brasileiro Ederson, que tem sido destaque pelo Manchester City. Para Júlio, Ederson se destaca principalmente pela qualidade com a bola nos pés.
“Eu gosto muito do Ederson. Conheço muito bem. O Ederson, com os pés, é o melhor. Ele dispensa comentários nessa característica. Não tem igual. É um goleiro muito arrojado, sai muito bem do gol e é corajoso”, disse o ex-goleiro.
Por isso, Ederson se tornou uma peça fundamental para Pep Guardiola, que confia plenamente na habilidade do brasileiro em jogos que exigem grande precisão no jogo com os pés.
Nesta edição, você confere três destaques que marcaram a semana do Flamengo na Libertadores: a…
A vitória do Flamengo por 2 a 1 sobre o Estudiantes, pela ida das quartas…
A ida das quartas da Libertadores entre Flamengo e Estudiantes, no Maracanã, ganhou contornos de…
A Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) voltou atrás e anulou a expulsão de Gonzalo Plata,…
O Flamengo deu um importante passo nas quartas de final da Libertadores ao vencer o…
A CazéTV teria feito uma proposta "agressiva" para contar com Denilson como comentarista. Entretanto, a…