Filipe Luís durante jogo entre Flamengo e Corinthians, pela semifinal da Copa do Brasil, no Maracanã (Foto: Gilvan de Souza/Flamengo)
Luiz Eduardo Baptista, o novo presidente do Flamengo, tomou posse na quarta-feira passada (18), na sede social do clube, localizada na Gávea. José Boto, confirmado na diretoria de Bap, teve autonomia total para decidir o destino de Filipe Luís no Flamengo.
Em suma, Bap concedeu a José Boto liberdade total para decidir se Filipe Luís continuaria à frente do Flamengo. Conforme o GE, mesmo com o diretor técnico analisando e dialogando com outros treinadores potenciais, Filipinho acabou levando a melhor.
José Boto aprecia o fato de Filipe Luís ter adquirido experiência no futebol europeu. Assim, o gestor português pretende utilizar a afinidade do técnico atual e a expertise de Filipinho na Europa para reestruturar o departamento do Flamengo.
José Boto tem mantido diálogos com Filipe Luís desde que foi oficializado como diretor técnico da besta de Bap. Assim, ambos mantêm conversas frequentes para alinhar o planejamento para a temporada de 2025. É importante destacar que o gestor português aprecia o desenvolvimento de treinadores e costuma priorizar projetos de maior duração.
Na quarta-feira passada (19), por exemplo, Bap detalhou pormenores do plano do Flamengo entre José Boto e Filipe Luís:
“O elenco é bom e precisa de reforços pontuais. Alguns jogadores podem ser negociados, podem ter lesões… esses nove dias contam, mas a transição começa amanhã. O trabalho conceitual com José Boto e Filipe Luís já está sendo feito há algum tempo. Não estamos no 0, mas também não estamos no 10. Acho que a gente está entre 6 e 7. Vamos trabalhar muito duro a partir de amanhã para tirar essa diferença”, disse.
José Boto também desfrutará de autonomia na formação da equipe responsável pelo departamento de futebol. O português, além de coordenar a base, vai recrutar um especialista em scouting, uma área que o consolidou como líder na Europa nos últimos anos. O diretor contará com uma equipe enxuta e indivíduos em quem deposita confiança, seguindo a metodologia dos clubes onde já trabalhou.
No dia 28 de dezembro, ele chegará ao Brasil. O seu trabalho se destacou por identificar jogadores com potencial no mercado que se sobressaíram, ganharam valor e posteriormente foram negociados por preços muito superiores aos que foram contratados. Boto tem a tendência de valorizar a base do Flamengo e identificar potenciais contratações no futebol brasileiro.
Durante entrevista concedida na manhã de quinta-feira (1º de maio) à Rádio Grenal, D’Alessandro, atual…
A vitória por 1 a 0 do Fluminense sobre a Aparecidense, na última terça-feira (29),…
Em confronto disputado na tarde desta quinta-feira (01), às 16h (horário de Brasília), no estádio…
Reconhecido como um dos maiores laterais da história do futebol europeu, Philipp Lahm, ídolo do…
O Fluminense enfrenta um desafio importante após a lesão de Germán Cano, que sofreu uma…
A transição no comando técnico do Vasco trouxe à tona uma proposta clara e distinta:…