Escudo do Manchester United (Foto: Reprodução)
O Manchester United não vive seus melhores dias e está perto da zona de rebaixamento da Premier League. Caso o clube seja rebaixado, a Adidas, fornecedora de material esportivo do United, poderá rescindir o contrato.
Na última segunda-feira (30), o United acabou derrotado em pleno Old Trafford para o Newcastle pelo placar de 2 a 0. Após mais uma derrota, o “The Telegraph” relembrou da cláusula que existe no contrato entre Manchester United e Adidas.
Em 2019, essa questão havia sido amplamente discutida pelos veículos de imprensa da Inglaterra, quando os Red Devils não apresentavam um bom desempenho em campo e enfrentavam um risco considerável de rebaixamento. Posteriormente, o contrato foi renovado em 2023 com um aumento significativo, garantindo que, a partir da temporada 2025/26, o clube receba aproximadamente 90 milhões de euros anuais, em um acordo válido até 2034/35.
Vale destacar que o rompimento do contrato entre as partes é ‘apenas’ uma opção da fornecedora, ou seja, não é algo que aconteceria de forma obrigatória em caso de rebaixamento do Manchester United. Outro ponto importante para citar também é que a Adidas pode optar por uma outra alternativa, que seria reduzir o valor para 45 milhões de euros durante a temporada que a equipe disputaria a segunda divisão do futebol inglês.
A possibilidade de rescisão em caso de rebaixamento é de conhecimento público, pois o próprio clube, por ser de capital aberto, é obrigado a divulgar essa informação em seu balanço financeiro. “A Adidas pode reduzir os pagamentos aplicáveis por um ano em 50% se o primeiro time masculino não estiver participando da Premier League inglesa durante aquele ano. Além disso, a Adidas pode rescindir o acordo dando um aviso de uma temporada completa se o primeiro time masculino for rebaixado da Premier League inglesa ou se for determinado de outra forma que o primeiro time masculino não participará da Premier League ou da principal liga inglesa”, é o que diz na cláusula.
Apesar do contrato renovado garantir 90 milhões de euros anuais, há uma cláusula que reduz esse valor em 10 milhões por temporada caso o clube não se classifique para a Liga dos Campeões, começando na próxima temporada. Se já estivesse em vigor, o clube sofreria essa dedução atualmente, pois disputa a Liga Europa.
O próprio clube reconhece que o desempenho fraco em campo pode gerar inúmeros problemas financeiros. Em seu alerta, ressalta que o rebaixamento da Premier League ou temporadas consecutivas de resultados ruins podem impactar negativamente a capacidade de atrair jogadores, equipe técnica, torcedores, patrocinadores e parceiros, afetando suas finanças e operações.
A dois dias do confronto decisivo pela Copa do Brasil, o Flamengo segue sem a…
O Flamengo solicitou e obteve a desconvocação dos zagueiros Iago e João Victor da Seleção…
O interesse do Grêmio em repatriar Arthur Melo reacendeu uma pauta antiga entre torcedores e…
A venda da Sociedade Anônima do Futebol (SAF) do Olaria foi aprovada oficialmente nesta segunda-feira…
O empate do Flamengo com o Ceará em 1 a 1, na Arena Castelão, pela…
A chegada de Jorge Carrascal ao Flamengo gerou muita expectativa, e logo começaram os rumores…