Escudo do Botafogo (Foto: Reprodução/Botafogo)
A Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (FERJ) aceitou o pedido do Botafogo e aumentou o número limite de jogadores estrangeiros que poderão ser relacionados por partida no Campeonato Carioca. A quantidade máxima antes permitida era de 7 atletas nascidos fora do Brasil e agora sobe para 9. Não há limite para inscrições, assim como ocorre nas competições organizadas pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF).
O Glorioso tem se movimentado de maneira inteligente, observando o mercado estrangeiro. Esse mapeamento de atletas que consigam assumir a responsabilidade de vestir a camisa botafoguense e corresponder dentro de campo, resultou nos títulos da Copa Libertadores da América e do Campeonato Brasileiro, em 2024.
Não é à toa que o argentino Thiago Almada foi um dos destaques das competições e passou a ser desejo do mercado europeu. Assim como ele, outros jogadores não nascidos no Brasil estão no plantel alvinegros. Além dele, o clube conta com os zagueiros Bastos, da Angola, e Alexander Barboza, da Argentina, o lateral uruguaio Mateo Ponte, e os atacantes Jefferson Savarino, da Venezuela, e Valentín Adamo, do Uruguai. Totalizando 6 gringos na equipe.
No comunicado emitido pela entidade máxima do futebol carioca na última quinta-feira (9/1), o vice-presidente de competições da FERJ Marcelo Carlos Nascimento exprime a vontade do Botafogo. Ele cita que o interesse foi formalmente manifestado e que não houve “oposição em relação ao pleito” dos outros clubes. Determinando, assim, que a resolução entre em vigor a partir da data da publicação.
“Não haverá limite para a inscrição e o registro de atletas estrangeiros pelos clubes na competição, mas em cada partida somente 9 (nove) atletas estrangeiros poderão ser incluídos na relação de jogo”, relata a adição do inciso.
Com o elenco principal ainda de férias, com a reapresentação marcada para o dia 14 de janeiro, o sub-20 do Glorioso estreia no Campeonato Carioca neste sábado (11/1), contra o Maricá, no estádio Nilton Santos, às 16 horas.
Desde 2020, quando foi contratado pelo Flamengo, Pedro se tornou um dos nomes mais importantes…
Pedro enfrenta incerteza sobre sua presença na decisão da Libertadores, marcada para quarta-feira (29 de…
Com passagem marcada por altos e baixos no Flamengo, o zagueiro Pablo está perto de…
A sequência de partidas recentes do Flamengo pelo Brasileirão expôs uma fragilidade defensiva que tirou…
Mesmo após a derrota no clássico contra o Fluminense, o Flamengo se manteve na liderança…
A derrota do Flamengo no clássico contra o Fluminense, por 2 a 1, na noite…