O técnico Pedro Caixinha esclareceu a estratégia que o levou a escalar o jovem Luca Meirelles como titular no time profissional do Santos pela primeira vez. O jogo, válido pela segunda rodada do Paulistão 2025, ocorreu neste domingo (19), no Moisés Lucarelli, e terminou empatado. O atacante contribuiu com a assistência para o único gol da equipe no confronto.
Nesse sentido, Caixinha destacou os atributos técnicos que justificaram a inclusão do jogador no esquema tático e detalhou como a interação dele com Miguelito e Thaciano foi planejada para criar alternativas ofensivas. Além de Luca, Miguelito também começou como titular, porém foi substituído no intervalo devido a ajustes estratégicos. Consequentemente, a dinâmica do jogo se alterou.
O treinador explicou que a decisão de escalar Luca Meirelles baseou-se em sua capacidade de executar diagonais eficazes, uma característica importante para superar o sistema defensivo adversário. A estratégia previa que Miguelito e Thaciano aproveitassem os espaços criados para atuar entre as linhas defensivas. Isso possibilitava maior liberdade ao lateral Léo Godoy e garantindo que Luca enfrentasse diretamente os zagueiros centrais.
“O Luca tem vindo mostrar essa qualidade e essa condição. Ele tem 17 anos, mas olho para as características. Tínhamos claro para ele porque é um jogador que faz muito bem as diagonais e na linha de 5 que encontramos, era o Miguelito e o Thaciano pudessem andar nas costas da segunda linha”, enfatizou para imprensa.
Apesar da assistência de Luca, o técnico observou que o desempenho coletivo do Santos prejudicou o aproveitamento total do atacante. Conforme Caixinha, o distanciamento entre os setores do time dificultou a compactação necessária para manter as jogadas e reduziu as oportunidades de Luca para explorar sua técnica. Assim, o jogo apresentou mais dificuldades.
Outro aspecto relevante foi a falta de intensidade defensiva da equipe, que impactou diretamente o desempenho de Luca em um jogo que exigiu maior esforço na recuperação da bola. Todavia, apesar das dificuldades, Caixinha valorizou o desempenho geral da equipe e as contribuições dos jovens jogadores.
O Santos voltará a campo nesta próxima quarta-feira (22), às 21h35, quando enfrentará o Palmeiras na Vila Belmiro pela terceira rodada do campeonato estadual. Portanto, a equipe se prepara para mais um desafio. Ademais, a comissão técnica trabalhará para ajustar os pontos observados na última partida.
Desde 2020, quando foi contratado pelo Flamengo, Pedro se tornou um dos nomes mais importantes…
Pedro enfrenta incerteza sobre sua presença na decisão da Libertadores, marcada para quarta-feira (29 de…
Com passagem marcada por altos e baixos no Flamengo, o zagueiro Pablo está perto de…
A sequência de partidas recentes do Flamengo pelo Brasileirão expôs uma fragilidade defensiva que tirou…
Mesmo após a derrota no clássico contra o Fluminense, o Flamengo se manteve na liderança…
A derrota do Flamengo no clássico contra o Fluminense, por 2 a 1, na noite…