Milton Neves durante a programação da Bandeirantes (Foto: Reprodução/Bandeirantes)
Após bons trabalhos recentes no Flamengo e São Paulo, Dorival Júnior foi selecionado como o novo treinador do Brasil. Seu contrato se estende até dezembro de 2026. O treinador enfrentou o primeiro grande desafio na Copa América de 2024, sendo eliminado nas quartas de final pelo Uruguai nos pênaltis. Agora, o foco está nas Eliminatórias para qualificar a equipe para o Mundial de 2026.
Depois de um período de transição conturbado com Ramon Menezes e Fernando Diniz, além da ausência do italiano Carlo Ancelotti, o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, recorreu a Dorival para tentar colocar a seleção novamente nos eixos.
A equipe brasileira disputou 14 partidas sob o comando de Dorival Júnior, com seis triunfos, sete empates e apenas uma derrota. As vitórias ocorreram contra a Inglaterra, México, Paraguai, Equador, Chile e Peru. Por outro lado, houve empates contra a Espanha, Estados Unidos, Costa Rica, Colômbia, Uruguai e Venezuela. O Paraguai venceu a partida.
A primeira partida de Dorival à frente da seleção ocorreu contra a Inglaterra no emblemático Wembley. Apesar dos diversos desfalques, o Brasil superou a Inglaterra com um gol solitário de Endrick.
Dorival escalou a mesma equipe titular que enfrentou a Inglaterra três dias antes no jogo contra a Espanha, no Santiago Bernabéu. O jogo foi caracterizado por uma campanha contra o racismo, em resposta aos insultos que Vinícius Júnior sofreu nos estádios espanhóis. Ademais, a partida não teve a presença do VAR, fator crucial para o resultado final, visto que o terceiro tento da equipe espanhola foi originado de um pênalti questionável. Rodrygo, Endrick e Lucas Paquetá marcaram para o Brasil.
Durante um jogo preparatório para a Copa América, o Brasil utilizou uma equipe tipicamente reserva. Andreas Pereira e Gabriel Martinelli marcaram para a seleção, mas Quiñonez e Ayala empataram o resultado. Finalmente, Endrick fez um gol após assistência de Vinícius Junior e ratificou a vitória por 3 a 2.
No último jogo preparatório para a Copa América de 2024, o Brasil conseguiu abrir o marcador contra os Estados Unidos, através de Rodrygo. Contudo, Pulisic igualou em um tiro livre ainda no primeiro tempo. A partida se manteve até o final, com destaque para Alisson na parte final da partida.
A primeira participação brasileira na Copa América foi apenas um quase triunfo. Marquinhos marcou um gol de forma milimetricamente irregular. Posteriormente, mais baseada na determinação do que na competência, o time buscou abrir o marcador de todas as maneiras, porém não conseguiu balançar as redes.
A segunda partida do Brasil na Copa América foi concluída com uma goleada e uma atuação deslumbrante de Vinícius Júnior. O atacante anotou dois tentos e selou a queda paraguaia na competição.
No último jogo da fase de grupos da Copa América 2024, Raphinha marcou um belo gol de falta, mas Daniel Muñoz empatou e o Brasil terminou na segunda posição do Grupo D.
A seleção brasileira foi eliminada da Copa América 2024 pelo Uruguai nas quartas de final, após um empate sem gols no tempo regulamentar.
Na primeira partida sob o comando de Dorival Júnior nas Eliminatórias, a equipe brasileira superou o Equador por 1 a 0, no estádio Couto Pereira. Rodrygo marcou o único gol com um chute desviado de fora da área.
Em mais uma atuação decepcionante do Brasil, Dorival Júnior experimentou pela primeira vez a dor da derrota à frente da Amarelinha. Um belo gol de Diego Gómez garantiu a vitória do Paraguai por 1 a 0, no estádio Defensores Del Chaco.
No primeiro minuto, o Brasil foi pego de surpresa por um gol de Eduardo Vargas pelo Chile. Mesmo enfrentando dificuldades iniciais na criação de jogadas, a seleção brasileira alcançou o empate aos 44 minutos do primeiro tempo, através de um gol de Igor Jesus. No segundo tempo, Dorival Júnior fez algumas alterações, e foi através de Luiz Henrique que o Brasil marcou o gol da vitória, virando o jogo nos instantes finais.
A segunda vitória consecutiva do Brasil nas Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2026. No Estádio Mané Garrincha, em Brasília, a seleção venceu o Peru por 4 a 0. Raphinha fez os dois gols iniciais, ambos de penalidade máxima, enquanto Andreas Pereira e Luiz Henrique ampliaram a vantagem.
No primeiro tempo, a seleção mostrou bom rendimento e abriu o marcador com um gol de falta de Raphinha. No entanto, não conseguiu manter a mesma intensidade após o intervalo, sofrendo o gol de empate de Telasco Segovia com menos de um minuto. Vinícius Junior teve a oportunidade de ampliar, porém desperdiçou um pênalti que Romo defendeu.
No último jogo das Eliminatórias para a Copa do Mundo, o Brasil ficou no empate com o Uruguai em 1 a 1, terminando o ano em 5o lugar na classificação para 2023. Embora tenha 62% de posse de bola, o time acabou levando o gol aos 10 minutos da segunda etapa, quando Valverde acertou um chute de fora da área. Sete minutos mais tarde, Gérson empatou para o Brasil com um potente chute de fora da área. Apesar de pressionada, a equipe desperdiçou boas chances com Luiz Henrique, Raphinha e Estevão.
Com um trabalho bem questionável e alguns resultados que deixaram a desejar claro que chamou a atenção do jornalista Milton Neves que inclusive já mandou um recado supor importante para o técnico após ser bastante especulado o nome do Carlo Ancelotti para seu lugar.
“Tremenda sacanagem com Dorival”, disse ele, no Uol. Logo em seguida, o comentarista ligou o sinal de alerta ao ex-técnico do Flamengo e SPFC:
“Mas a verdade é que agora Júnior terá enorme sombra para a sequência de seu trabalho na seleção. Qualquer tropeço do time da CBF neste ano repercutirá de forma estrondosa. E o problema é que é bem possível que a seleção tropece bastante nesta temporada”, completou Milton Neves.
Desde 2020, quando foi contratado pelo Flamengo, Pedro se tornou um dos nomes mais importantes…
Pedro enfrenta incerteza sobre sua presença na decisão da Libertadores, marcada para quarta-feira (29 de…
Com passagem marcada por altos e baixos no Flamengo, o zagueiro Pablo está perto de…
A sequência de partidas recentes do Flamengo pelo Brasileirão expôs uma fragilidade defensiva que tirou…
Mesmo após a derrota no clássico contra o Fluminense, o Flamengo se manteve na liderança…
A derrota do Flamengo no clássico contra o Fluminense, por 2 a 1, na noite…