Botafogo

Dono do Botafogo, John Textor vai comprar mais um clube

John Textor negocia compra do Casa Pia e amplia investimentos no futebol português

O empresário norte-americano John Textor, acionista majoritário da SAF do Botafogo e dono da Eagle Football, está em negociações para adquirir uma parte da SAD (Sociedade Anônima Desportiva) do Casa Pia, clube da primeira divisão do futebol português. O interesse faz parte de sua estratégia de expansão no futebol europeu, especialmente em Portugal.

O Casa Pia, fundado em 1920 e sediado em Lisboa, pertence atualmente ao também norte-americano Robert Platek, sócio da empresa MSD Capital. O grupo de Platek administra o clube desde 2020 e tem participação em outras equipes europeias, como o Spezia, da Itália. Textor já havia demonstrado interesse no futebol português em 2021, quando tentou se tornar investidor do Benfica, mas sem sucesso.

A Eagle Football, grupo de investimentos de John Textor, já controla clubes como Botafogo (Brasil), Lyon (França), RWD Molenbeek (Bélgica) e Crystal Palace (Inglaterra) – embora no clube inglês ele possua apenas uma parte das ações e esteja negociando sua venda. A possível compra do Casa Pia reforça sua intenção de consolidar sua presença no futebol português, aproveitando o cenário favorável para investidores estrangeiros no país.

O principal atrativo para Textor seria o estádio Pina Manique, casa do Casa Pia, que poderia ser reformado e modernizado para ampliar receitas e oferecer melhor infraestrutura ao clube. A ideia do empresário é transformar o Casa Pia em uma peça importante dentro da estrutura da Eagle Football, funcionando como um ponto de transição para jovens talentos entre América do Sul e Europa.

Além da tentativa de comprar parte do Benfica, Textor já sondou outros clubes tradicionais do futebol europeu. Em 2023, esteve próximo de adquirir o Everton, da Premier League, mas as negociações não avançaram. Com a possibilidade de vender sua participação no Crystal Palace, o empresário busca um novo clube para substituir o time inglês dentro de seu grupo de investimentos.

A negociação com o Casa Pia ainda está em estágio inicial e depende de um acordo financeiro com Robert Platek. Caso seja concretizada, a aquisição fortaleceria a Eagle Football no cenário europeu e abriria mais oportunidades para a movimentação de jogadores entre os clubes do grupo.

Geovanna Thomaz

Recent Posts

Renovação de Arrascaeta, recado de Ancelotti para Pedro e uniforme da final definido: as últimas notícias do Flamengo

O dia no futebol brasileiro teve movimentos importantes no Flamengo e na Seleção: o clube…

11 horas ago

Renovação de Filipe Luís, novidade aprovada e recado para Carrascal: as últimas notícias do Flamengo

As principais do dia no Flamengo passam por três frentes: a renovação de Filipe Luís,…

11 horas ago

Torcida do Flamengo esgota voos para final da Libertadores; veja

A corrida por transporte e hospedagem ganhou força após a classificação do Flamengo para a…

12 horas ago

Santos x Flamengo: Neymar terá condições de jogo?

Afastado por quase dois meses em razão de uma lesão muscular na coxa direita, Neymar…

12 horas ago

Casagrande é sincero ao falar seu favorito para a final da Libertadores entre Palmeiras x Flamengo

Flamengo e Palmeiras decidem a final da Copa Libertadores no dia 29 de novembro, no…

12 horas ago

Flamengo deve fazer pré-temporada fora do Brasil; veja o país

O Flamengo vive fase decisiva, disputa o Brasileiro e a Libertadores, e já desenha o…

12 horas ago