Escudo do Botafogo (Foto: Reprodução/Botafogo)
Os nomes do espanhol Rafa Benítez e do argentino Tata Martino são os favoritos para assumir o comando técnico do Botafogo. Ambos estão sem clube desde o fim da temporada passada e têm sido ventilados nos corredores de General Severiano.
Rafa Benítez, de 64 anos, ostenta um vasto currículo no futebol europeu. Entre os clubes que comandou estão os gigantes europeus Liverpool, da Inglaterra, Internazionale, da Itália, e Real Madrid, da Espanha. Entre os trabalhos que se destacam está a conquista da Uefa Champions League com os Reds, na temporada 2004/2005.
Na última temporada europeia, comandou o Celta de Vigo e não teve grande passagem. Comandou a equipe durante 33 jogos e conquistou 9 vitórias. Ele não resistiu ao mau momento e foi demitido depois de sofrer uma goleada por 4 a 0 para o Real Madrid. Naquela altura, o time da Galiza estava na zona de rebaixamento da La Liga, na 17ª colocação.
Outro nome forte para assumir o comando do Botafogo é Tata Martino. Ao contrário de Benítez, o treinador argentino acumulou a maioria dos trabalhos em seleções. Ele tem passagens por Paraguai, Argentina e México, disputando duas Copa do Mundo e quatro Copa América.
Ele também comandou o poderoso Barcelona na temporada 2013/2014, venceu a Supercopa da Espanha e o Troféu Joan Gamper. Porém, a passagem não foi considerada positiva. Nos dois últimos anos, dirigiu o Inter Miami, dos Estados Unidos, e reencontrou o craque Lionel Messi, com quem trabalhou na época da Catalunha. Com ele, venceu a Leagues Cup, em 2023.
Em solo estadunidense também esteve à frente do Atlanta United e conquistou a Major League Soccer. Mas foi no Paraguai que teve o maior sucesso, levantando o troféu da liga paraguaia em todas as ocasiões que treinou um time lá. Pelo Libertad, venceu em 2002, 2003 e 2006, e com o Cerro Porteño, em 2004.
A classificação do Flamengo para a final da Copa Intercontinental representou não apenas mais uma…
A campanha do Flamengo na Copa Intercontinental garantiu não apenas visibilidade internacional, mas também uma…
O Corinthians garantiu presença na final da Copa do Brasil após uma noite de fortes…
O técnico croata Krunoslav Jurčić, atual comandante do Pyramids, protagonizou momentos de tensão na entrevista…
Antes de garantir a classificação para a decisão da Copa Intercontinental, o Flamengo precisou superar…
A classificação do Flamengo para a final da Copa Intercontinental foi marcada por uma atuação…