Santos

Santos acerta mais uma saída para a Europa

O Santos confirmou mais uma movimentação no mercado de transferências, com o empréstimo do atacante Enzo Monteiro ao Auda FK, da Letônia. A decisão faz parte do planejamento do clube para dar rodagem internacional a jovens atletas que buscam mais oportunidades de jogo, principalmente fora do Brasil.

O jogador de 20 anos, revelado pelas categorias de base do Santos, vai atuar na Europa até o fim da atual temporada. Enzo, que está em seu último ano na categoria Sub-20, busca ganhar experiência no futebol europeu, algo considerado fundamental para o seu desenvolvimento. O atacante tem contrato com o Santos até 29 de maio de 2027, o que garante ao clube a possibilidade de acompanhá-lo de perto mesmo durante o período no exterior.

Trajetória de Enzo Monteiro no Santos

Natural de Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia, Enzo chegou ao Santos em 2018, após disputar um amistoso contra o time Sub-15 no CT Rei Pelé. Ele precisou esperar até completar 18 anos para assinar seu primeiro contrato profissional, devido às restrições da FIFA para transferências internacionais de menores de idade. Desde então, construiu uma trajetória consistente nas categorias de base.

O atacante foi destaque na Copa São Paulo de Futebol Júnior, com dois gols em três partidas na edição de 2025. No ano anterior, marcou sete gols em seis jogos, sendo o artilheiro do Santos na competição. Além disso, acumulou boas atuações no Campeonato Paulista Sub-20 e no Campeonato Brasileiro de Aspirantes, somando 19 gols em 35 partidas.

Oportunidades no time principal e decisão pelo empréstimo

Enzo Monteiro chegou a atuar pelo time profissional do Santos em 2023, jogando 60 minutos na vitória por 2 a 0 sobre o Paysandu, na estreia da Série B do Campeonato Brasileiro. No entanto, sob o comando do técnico Pedro Caixinha, o jogador não recebeu novas oportunidades, o que contribuiu para a decisão de emprestá-lo.

A expectativa é que o período na Letônia ofereça a Enzo a chance de acumular mais minutos em campo, além de enfrentar desafios em um ambiente competitivo diferente. O jogador já se despediu dos companheiros de equipe e está pronto para iniciar sua trajetória no futebol europeu.

Henrique Machado

Recent Posts

Confira as combinações que levam o Flamengo às quartas da Libertadores

O Flamengo chega a Porto Alegre nesta quarta-feira, 20 de agosto de 2025, para enfrentar…

12 minutos ago

De La Cruz pode deixar o Flamengo por valor milionário, segundo site

O Flamengo pode estar prestes a perder um de seus principais meio-campistas, Nicolás De La…

42 minutos ago

Denílson faz previsão sobre a escalação do Flamengo contra o Internacional pela Libertadores

O Flamengo vive uma semana de decisões em Porto Alegre. Após vencer o Internacional por…

55 minutos ago

CBF sugere mudança na classificação para a Libertadores

A disputa pelas vagas na Libertadores pode ganhar um novo capítulo importante. A CBF abriu…

1 hora ago

A declaração de Rossi antes da decisão entre Flamengo e Internacional

O Flamengo entra em campo nesta quarta-feira (20 de agosto), às 21h30 (horário de Brasília),…

1 hora ago

Arteta fala sobre saída de Jorginho do Arsenal para o Flamengo

Após 15 temporadas na Europa, Jorginho retornou ao Brasil em junho para reforçar o Flamengo.…

2 horas ago