Atlético-MG

Cruzeiro x Atlético-MG: Ex-árbitro Fifa analisa lance entre Lyanco e Dudu

Leonardo Gaciba, comentarista de arbitragem nos canais ESPN e ex-árbitro da FIFA que presidiu a Comissão de Arbitragem da CBF entre 2019 e 2021, manifestou sua concordância com a decisão de não haver intervenção do VAR no momento mais controverso do clássico entre Cruzeiro e Atlético, ocorrido neste domingo (9/2) no Mineirão.

Segundo Gaciba, a falta cometida pelo zagueiro atleticano Lyanco sobre o atacante do Cruzeiro, Dudu, não configurou uma infração que justificasse a expulsão, e portanto, não havia necessidade de o VAR chamar o árbitro para revisar a jogada.

“Não tenho dúvida que o pisão aconteceu. Poderia ter evitado? Creio que sim, que o Lyanco poderia ter evitado. Foi doloso? Não sei, não consigo cravar 100% se existiu dolo na atitude dele”, diz Gaciba, em sua análise para a ESPN.

“Mas eu vejo ato hostil nesta jogada. Não consigo caracterizar como conduta agressiva. E essa é a diferença básica. Ato hostil deve ser punido com cartão amarelo. Conduta agressiva deve ser punida com cartão vermelho”.

 “Na minha opinião, correta a atitude do árbitro de vídeo em não chamar o Felipe Lima para apresentar o cartão vermelho pelo fato de não se caracterizar conduta agressiva.

Ele observa, no entanto, que a situação merecia, pelo menos, a aplicação de um cartão amarelo a Lyanco e acredita que o árbitro Felipe Fernandes de Lima cometeu um erro ao não aplicar essa sanção.

“O campo, sim, deveria ter percebido e apresentado o cartão amarelo por existir ato hostil na jogada”.

Por outro lado, o Cruzeiro discorda dessa análise. O clube protocolou uma reclamação formal junto à Federação Mineira de Futebol (FMF) direcionada à equipe de arbitragem que participou na partida, na qual o Atlético venceu por 2 a 0, com gols de Hulk.

A Raposa declara que “ocorreu um erro grave em uma jogada ocorrida aos 17 minutos do primeiro tempo, quando o VAR deveria ter intervindo e recomendado a revisão do lance que resultaria na expulsão de um jogador adversário”.

O Cruzeiro também comunicou à FMF que pediu gravações da conversa entre o time do VAR e o árbitro Felipe Fernandes de Lima durante a análise de momentos cruciais do jogo, como a expulsão do atacante Gabigol.

Débora Figueiredo

Recent Posts

A declaração de Haaland, do Manchester City, sobre Yamal, do Barcelona

Lamine Yamal foi protagonista de uma das partidas mais eletrizantes da atual edição da Liga…

3 minutos ago

Título Mundial do Corinthians ganha documentário; veja como assistir

Em meio a um calendário repleto de homenagens, o Corinthians será novamente exaltado em 2025…

8 minutos ago

Reforços de mais de R$ 320 milhões mantém seca no Palmeiras

Apesar da boa fase vivida pelo Palmeiras dentro das competições, dois dos reforços mais caros…

13 minutos ago

Casagrande tem seu nome favorito para comandar a Seleção Brasileira

A possibilidade de Abel Ferreira assumir o comando da Seleção Brasileira tem gerado debates nos…

18 minutos ago

Conheça os surfistas que marcaram a história do esporte nas ondas

O mundo do surfe é recheado de lendas que vão de nomes como Kelly Slater,…

21 minutos ago

A declaração de Paiva direcionada a Jeffinho, do Botafogo

O reencontro de Jeffinho com a equipe titular do Botafogo marcou um capítulo expressivo na…

28 minutos ago