O renomado chefe do comitê de arbitragem da Fifa, Pierluigi Collina, sugeriu uma proposta para equilibrar as chances entre atacantes e goleiros nas disputas de pênaltis do futebol. Para isso, o ex-árbitro italiano defende uma mudança na regra do rebote – a qual ele considera extremamente desfavorável ao defensor.
Collina propõe que as penalidades máximas não permitam rebotes durante o tempo normal de jogo, bem como ocorre nas disputas após o apito final. O árbitro argumenta que cerca de 75% das cobranças já são convertidas em gols e, somado a isso, o atacante ainda tem chance de aproveitar o rebote. Em sua visão, a regra cria uma desigualdade excessiva de oportunidades.
“Há uma distância enorme entre o atacante e o goleiro. 75% dos pênaltis são convertidos, além da possibilidade de rebote e, muitas vezes, o pênalti ser uma oportunidade maior do que a jogada que resultou na penalidade máxima. A solução é a regra de um único chute, como na disputa por pênaltis: ou se marca o gol ou o jogo recomeça com tiro de meta”, e completou:
“Assim, também se evita o tumulto fora da área durante a cobrança. Os jogadores parecem cavalos presos às cordas antes do início de uma corrida.Um ou dois centímetros podem não fazer diferença a 40 metros do gol, mas fazem toda a diferença dentro da área. Hoje, graças à tecnologia, temos uma certeza quase absoluta”, analisou em entrevista ao jornal La Repubblica, da Itália.
Árbitro lendário da final da Copa do Mundo de 2002, que consagrou o pentacampeonato da Seleção Brasileira, Collina disse que o assunto já foi apresentado à International Football Association Board (IFAB) – entidade que regulamenta as regras do futebol. O debate está em curso e ainda não há nada oficial no sentido de uma alteração.
Outro ponto que sustenta o argumento de Collina é sobre o tumulto à beira da área. Ele entende que o pênalti de “uma chance” evitaria a série de invasões dos outros jogadores interessados no rebote da cobrança.
“Sem rebotes. Ou o gol está marcado, ou o jogo volta com um tiro de meta, ponto. Isso também eliminaria o espetáculo que víamos antes do pênalti ser cobrado, com todos se juntando em volta da área. Parecem os cavalos antes do páreo de Siena (cidade da Itália)”.
Após a expressiva vitória do Botafogo por 4 a 0 sobre o Capital-DF na partida…
O Bahia conquistou um resultado importante na noite de quarta-feira (30), ao vencer o Paysandu…
A possível chegada de Jorginho ao Flamengo movimenta os bastidores do clube, que já está…
Mesmo com um time recheado de reservas, o Flamengo venceu o Botafogo-PB por 1 a…
Em uma noite inspirada no Estádio Nilton Santos, o Botafogo goleou o Capital-DF por 4…
O comentarista Velloso, ídolo do Palmeiras e ex-goleiro, deixou claro durante o programa Os Donos…