Grêmio

Grêmio: Gustavo Quinteros terá que lidar com problema fora dos gramados

A chegada de Francis Amuzu ao Grêmio não apenas reforçou o elenco tricolor, mas também trouxe um dilema para o técnico Gustavo Quinteros. Com o atacante belga, o clube atingiu a marca de 10 jogadores estrangeiros, número que deve crescer ainda mais. Contudo, a CBF limita o número de estrangeiros a nove em competições nacionais. Essa situação pode gerar complicações, mas o treinador já tem planos para lidar com isso.

Como Quinteros vai gerir o excesso de estrangeiros?

Além disso, a limitação da CBF não é uma preocupação imediata, já que o zagueiro Kannemann está afastado devido a uma cirurgia no quadril e deve ficar fora por mais alguns meses. No entanto, a possível chegada do uruguaio Cristian Olivera, atacante do Los Angeles FC, pode levar o número de estrangeiros a 11, complicando ainda mais as escolhas de Quinteros. Vale destacar que as competições da Conmebol, como a Copa Sul-Americana, não impõem esse limite, permitindo que todos os estrangeiros possam atuar.

Francis Amuzu com a camisa do Grêmio em 2025 (Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA)

Quinteros sugere o rodízio de estrangeiros

Com isso, o treinador do Grêmio já sinalizou a possibilidade de rodízio entre os jogadores estrangeiros. “Conforme o jogo, se necessitamos mais força no ataque, podemos colocar mais estrangeiros lá. Se necessitamos ser mais sólidos na defesa, podemos usar. O mais importante é ter jogadores para completar o grupo e competir. Ainda temos alguns dias para ter o grupo completo”, declarou Quinteros após a goleada sobre o Pelotas.

Dessa maneira, o técnico poderá adaptar sua equipe conforme as necessidades do jogo, buscando equilibrar a formação tática. Cabe ressaltar que, até agora, o impacto dos estrangeiros no ataque gremista tem sido notável. O time, que tem o melhor ataque do Gauchão até agora, soma 18 gols, sendo 15 deles marcados por jogadores de fora.

Entre os destaques, estão Pavon, com três gols, e Braithwaite, vice-artilheiro da competição com cinco gols. Isso porque o poderio ofensivo do Grêmio, composto principalmente por estrangeiros, tem sido uma marca importante nesta temporada.

Grêmio busca reforçar a zaga

No entanto, a direção do Grêmio não vai parar por aí. A busca por reforços continua, principalmente para a defesa, setor que, até o momento, tem sido dominado por jogadores brasileiros. Dessa forma, Quinteros e a comissão técnica seguem atentos às movimentações no mercado de transferências. A janela de janeiro vai até 28 de fevereiro, e a data limite para inscrições no Gauchão é já nesta sexta-feira, dia 14.

Leandro Cardoso

Recent Posts

Atitude de Vitinho faz Fluminense desistir da contratação

O atacante Vitinho, revelado pelas categorias de base do Botafogo e com passagem importante pelo…

16 horas ago

Veja o que disse Samuel Lino sobre ser convocado para o Brasil

O atacante Samuel Lino vive um novo capítulo em sua carreira após ser anunciado oficialmente…

19 horas ago

Flamengo receberá montante milionário por conta de Marí

Mesmo distante da Gávea desde 2020, Pablo Marí ainda representa receita para o Flamengo. Segundo…

19 horas ago

Flamengo recebe montante milionário após cria ser vendido

O Corinthians finalizou, nesta sexta-feira (01), o pagamento referente à contratação de Matheuzinho, encerrando de…

19 horas ago

A declaração do técnico do Cruzeiro envolvendo o Flamengo

Após mais um tropeço do Cruzeiro na temporada, o técnico Leonardo Jardim voltou a cobrar…

20 horas ago

Flamengo: a declaração de Léo Ortiz sobre o seu futuro

Contratado pelo Flamengo no início de 2024, o zagueiro Léo Ortiz se consolidou como peça-chave…

20 horas ago