Brasil

Comissão de arbitragem da CBF define novo padrão para escolha de árbitros; entenda

A partir de 2025, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) vai mudar a configuração da escala dos árbitros para as partidas do Brasileirão. Depois da demissão de Wilson Seneme, foi criada uma comissão de arbitragem brasileira que formatará um ranking dos juízes para que se saiba quais estão em melhor momento, para assim serem escalados.

Essa nova estrutura terá um colegiado com sete pessoas, no qual Rodrigo Martins Cintra será o coordenador e Luiz Flávio de Oliveira, Marcelo Van Gasse, Fabrício Vilarinho, Luis Carlos Câmara Bezerra, Eveliny Almeida e Emerson Filipino Coelho o integrarão.

Além deles, haverá um comitê consultor com personalidades internacionais, composto pelo argentino Néstor Pitana, o italiano Nicola Rizzoli e Sandro Meira Ricci, que avaliarão o quadro semanalmente.

O coordenador Rodrigo Martins Cintra explica como o processo acontecerá. Segundo ele, a ideia é manter um critério meritocrático, onde os árbitros em melhor momento serão escolhidos para apitar as partidas.

“O ranking nos dá um balizamento para que nós possamos escalar os melhores árbitros naquele momento. Entretanto, sabemos que ranking é estatística, e a estatística fala de passado. Então nós temos que analisar, mas temos que ter uma equipe técnica muito bem afinada para que no momento ela possa entender que aquele do ranking está no momento oportuno para que ele seja escalado para aquela rodada. Porque só entendendo o momento do árbitro é que nós vamos poder escalar os melhores, sejam eles nacionais, sejam eles internacionais”, disse.

Rodrigo afirmou que existirão critérios pré-estabelecidos para determinar a qualificação dos árbitros, para assim gerar dados que possa criar o ranking.

“Vários elementos vão nos conduzir para sabermos quais são os top-10, os top-20, os top-30, os top-100, para que nós possamos encaixá-los dentro dessas linhas de designação para as partidas. E a partir daí nós vamos analisar a essa escala (de arbitragem). Esse ranking, ele é algo que é mutante ele não é fixo, ele se transforma e ele muda a cada temporada. Então, nós vamos ter uma atenção tremenda. Com isso, uma parte da equipe de arbitragem passa a ser fundamental”, finalizou.

Marco Menezes

Recent Posts

Palmeiras define planejamento até a estreia do Mundial

O Palmeiras iniciou a contagem regressiva para a sua participação na Copa do Mundo de…

3 horas ago

Corinthians: entenda papel de Talles Magno na estreia de Dorival

Na estreia de Dorival Júnior como técnico do Corinthians, quem chamou atenção foi Talles Magno.…

3 horas ago

21 jogos depois, Ceará perde invencibilidade

A derrota do Ceará para o Palmeiras, por 1 a 0, na noite de quarta-feira…

3 horas ago

A declaração de Abel Ferreira sobre brigas por posição no Palmeiras

Após a vitória do Palmeiras por 1 a 0 sobre o Ceará, na noite de…

3 horas ago

Santos: Cléber Xavier é sincero sobre chances de ser auxiliar de Tite

Cléber Xavier deu início a sua trajetória como treinador do Santos, deixando claro que não…

3 horas ago

São Paulo: a declaração de Lucas Moura sobre retorno aos gramados

Após se recuperar de um trauma no joelho direito, Lucas Moura deve voltar a figurar…

3 horas ago