Escudo do Flamengo no gramado do Maracanã (Foto: Reprodução)
O Flamengo chega para esta edição de Campeonato Brasileiro completamente repaginado e com ânimos renovados. Com mudanças da gestão à comissão técnica, a única coisa que se mantém da edição passada para esta é a base do elenco e, ainda assim, com alterações consideráveis. Em 2025, a nova metodologia do clube assegura prioridade ao torneio de pontos corridos.
Neste artigo, mostraremos o calendário completo de jogos do Mais Querido no Campeonato Brasileiro, com mandos de campo e datas definidas. Abordaremos saídas e chegadas, das já oficializadas às prometidas, e previsões de onde a equipe pode chegar.
O Rubro-Negro não correspondeu às expectativas de um trabalho regular sob o comando de Tite e, por vezes, se complicou na competição de pontos corridos. Repetiu erros da temporada anterior, priorizou as Copas e só não correu riscos mais iminentes de ficar fora da fase de grupos da Libertadores devido ao título da Copa do Brasil.
Apesar disso, se reencontrou na reta final sob a direção de Filipe Luís e terminou o torneio na terceira colocação, com 70 pontos. Foram 22 vitórias, dez empates, oito derrotas, 61 gols marcados (melhor ataque) e 42 sofridos – saldo final de 19.
Como dito, o Flamengo se repaginou por completo e mudou praticamente tudo exceto a base do elenco. O clube disputará o primeiro Brasileirão da gestão de Luiz Eduardo Baptista, novo presidente do Flamengo, com o diretor técnico José Boto – que cumpre sua primeira passagem no Brasil.
Trata-se, portanto, de um elenco formado por uma nova metodologia de um scout que prioriza outras características e reposições mais pontuais. Há de se destacar que a nova gestão encontrou um caixa reduzido para cumprir aquisições e precisou dar foco em lucros, ou seja, vendas.
O Flamengo teve as saídas previstas de Gabigol e David Luiz, ambas por fim de contrato. Fabrício Bruno e Lorran foram vendidos, enquanto Alcaraz foi emprestado ao Everton com obrigatoriedade de compra e não deve mais atuar pelo clube.
Em contrapartida, a equipe contou com as chegadas de Juninho, como reposição de Gabigol por um contrato de quatro anos, e Danilo para compor a zaga.
Primeiro campeão da temporada, o Flamengo de Filipe Luís tem mais títulos do que derrotas – sofreu apenas um revés desde a chegada do técnico, em outubro – e tem mostrado uma aptidão coletiva como há muito não se via. O potencial do treinador aliado ao conhecimento profundo do DNA rubro-negro colocam a equipe como uma das favoritas ao título da edição.
A conquista da Libertadores no último sábado (29) coroou a trajetória do zagueiro Danilo com…
Bruno Henrique participou da festa organizada pelo Flamengo neste domingo (30), no Rio de Janeiro,…
O Flamengo ampliou sua galeria de conquistas continentais ao superar o Palmeiras por 1 a…
O Flamengo conquistou, no sábado (29), o seu quarto título da Copa Libertadores ao vencer…
A conquista do tetracampeonato da Libertadores reforçou o peso do trabalho recente no Flamengo, mas…
Após conquistar quatro títulos em pouco mais de um ano à frente do time principal…