Allianz Parque, estádio do Palmeiras (Foto: Reprodução/Palmeiras)
O Brasileirão 2024 serviu muito mais de lição do que de aprendizado para o Palmeiras. As oscilações cobraram seu preço, e o campeonato deixou o recado que não premia o mais sortudo, mas, sim, o mais preparado. E a edição 2025 já chega com o pé na porta para saber se o Verdão é um aluno aplicado. Isso porque reservou logo de cara um reencontro com seu algoz do ano passado, Botafogo, em plena estreia da competição.
A reportagem trouxe a tabela completa do Palmeiras para edição 2025 do Campeonato Brasileiro. Além disso, o torcedor poderá relembrar a campanha do Alviverde na temporada passar e fazer um paralelo de como a equipe chega para este ano – considerando saídas e chegadas.
Apesar de ter feito sombra ao Botafogo até o fim do campeonato, o Palmeiras fechou o ano com gosto amargo e não repetiu o feito de 2023. O Alviverde terminou a competição na segunda colocação com 73 pontos – seis a menos em relação ao Botafogo. Foram 22 vitórias, sete empates, nove derrotas, 60 gols marcados e 33 sofridos em 38 rodadas.
O Palmeiras fechou o Brasileirão com três vitórias e duas derrotas, contra Fluminense e Botafogo, nas últimas cinco rodadas.
Houve uma reformulação em basicamente todos os setores de campo para temporada 2025, com oito saídas previstas e a do zagueiro Vitor Reis, por cerca de R$ 219 milhões ao Manchester City. As mudanças, porém, foram exclusivas ao elenco, visto que Abel Ferreira permanece à frente da comissão por mais um ano.
Abel Ferreira encerrou 2024 sob muitos questionamentos internos e externos, mas optou por permanecer no clube por mais uma temporada. Apesar disso, o técnico declarou em coletiva de imprensa que este será seu último ano no Palmeiras. A diretoria também assim o trata, já que o vínculo entre as partes tem vigência até dezembro e não há, ao menos por ora, qualquer movimentação por uma nova extensão.
O Palmeiras entrou na temporada disposto a fazer apenas reforços pontuais e, por isso, efetivar as saídas previstas era até mais importante do que alinhar as chegadas. Nesse sentido, o clube cumpriu o planejado. Oito atletas deixaram o clube nesta janela: Atuesta, Rômulo, Michel, Vitor Reis, Zé Rafael, Gabriel Menino, Lázaro, Dudu e Rony.
À medida que as baixas foram se concretizando, a diretoria foi alinhando suas prioridades de chegadas. Vale pontuar que ainda há lacunas a 14 dias do fim da janela, e o clube ainda busca por um meio-campista, um atacante de ponta e um centroavante. Em contrapartida, o clube já anunciou quatro reforços: os atacantes Paulinho e Facundo Torres, o meia Emiliano Martínez e o zagueiro Bruno Fuchs.
Como as saídas se tratavam de peças já desgastadas no clube e os reforços foram pontuais, o Palmeiras chega, novamente, como um dos postulantes ao título da competição. Tem poderio para fazer novos investimentos na segunda janela, se necessário, manteve sua base e principalmente a mesma metodologia dos últimos anos.
Carlo Ancelotti planeja ampliar os testes com jogadores do Brasileirão na próxima Data Fifa, em…
Nesta quarta-feira (15 de outubro), o tom provocativo adotado pelas redes sociais do Flamengo gerou…
Nesta quarta-feira (15 de outubro), Pedro segue à espera da valorização prometida pela diretoria do…
Tite decidiu que voltará a trabalhar a partir de janeiro de 2026, segundo a ESPN.…
Nesta quarta-feira (15 de outubro), o Vasco publicou uma nota para rebater Luiz Eduardo Baptista,…
A disputa entre Flamengo, Palmeiras e São Paulo pela divisão de receitas da Libra ganhou…