Corinthians

Entenda se planejamento traçado pelo Corinthians na temporada deu certo

A comissão técnica comandada por Ramón Díaz teve sucesso no planejamento do início desta temporada. O técnico argentino conseguiu equilibrar a minutagem entre reservas e titulares, dando oportunidades para os garotos da base e acima de tudo conquistando o principal objetivo até aqui que era a classificação para as quartas de final do Campeonato Paulista.

O trabalho de gestão de elenco do técnico do Corinthians tem dado muito certo. Dos grandes clubes de São Paulo, o Timão é o que apresenta um futebol mais consistente e fruto disso foi a classificação antecipada para a fase de mata-mata do Paulistão.

O Alvinegro lidera o Grupo A com 25 pontos conquistados em 10 partidas disputadas, das quais a grande maioria dos atletas foram testados. 

No gol, apesar da supremacia de Hugo Souza e uma dificuldade maior para se ter uma rodagem na posição, Matheus Donelli atuou nas três primeiras partidas do torneio, graças a uma amigdalite do arqueiro titular.

Nas laterais, há um equilíbrio bem grande entre as duas principais peças. Hugo e Matheus Bidu disputam uma vaga no time titular, mas nenhum deles têm tanta vantagem se tratando de minutagem. Embora Hugo tenha atuado tenha sido o mais utilizado nas primeiras dez partidas do ano, inclusive no clássico contra o Santos.

Na lateral-direita, Matheuzinho, com 508 minutos, esteve mais em campo que o garoto Léo Maná, com 415. Porém, os números do garoto revelado no Terrão são melhores do que vários atletas experientes do plantel corintiano.

Entre os zagueiros, a grande surpresa é João Pedro Tchoca. Ele acumulou 658 minutos, à frente de André Ramalho, Cacá e Félix Torres. Já Gustavo Henrique sequer chegou a ser acionado, por ainda se recuperar de uma lesão muscular. Já o garoto Renato não foi aproveitado e deve ser emprestado antes de receber uma oportunidade no Timão.

No meio de campo, Breno Bidon não atuou um minuto sequer por estar defendendo a Seleção Brasileira no Sul-Americano Sub-20, na Venezuela. Por outro lado, Raniele despontou como homem de confiança da comissão técnica e a surpresa foi a volta de Maycon, que ficou quase um ano parado e participou de 26 minutos em 2025. Alex Santana, José Martínez e Ryan se equilibraram na minutagem, enquanto Charles perdeu espaço após ter fechado ano passado em alta.

André Carrillo e Igor Coronado foram os nomes mais acionados entre os armadores, mas ganharam a concorrência de Rodrigo Garro, que retornou há uma semana e voltou a ser o principal jogador do meio de campo.

No ataque, o mais utilizado dos atletas é Yuri Alberto. O centroavante chegou ao 100° gol na carreira, com os tentos marcados contra o Santos, e é o vice-artilheiro da temporada, atrás apenas de Talles Magno, que marcou 4 gols no Paulistão.

O neerlandês Memphis Depay, Romero e Pedro Raul também ganharam oportunidades e marcaram um gol cada. Quem correu por fora foi o espanhol Héctor Hernández e Giovane. Agora quem deve ser emprestado por estar fora dos planos de Ramón Díaz é Kayke.

Marco Menezes

Recent Posts

Atitude de Vitinho faz Fluminense desistir da contratação

O atacante Vitinho, revelado pelas categorias de base do Botafogo e com passagem importante pelo…

16 horas ago

Veja o que disse Samuel Lino sobre ser convocado para o Brasil

O atacante Samuel Lino vive um novo capítulo em sua carreira após ser anunciado oficialmente…

19 horas ago

Flamengo receberá montante milionário por conta de Marí

Mesmo distante da Gávea desde 2020, Pablo Marí ainda representa receita para o Flamengo. Segundo…

19 horas ago

Flamengo recebe montante milionário após cria ser vendido

O Corinthians finalizou, nesta sexta-feira (01), o pagamento referente à contratação de Matheuzinho, encerrando de…

20 horas ago

A declaração do técnico do Cruzeiro envolvendo o Flamengo

Após mais um tropeço do Cruzeiro na temporada, o técnico Leonardo Jardim voltou a cobrar…

20 horas ago

Flamengo: a declaração de Léo Ortiz sobre o seu futuro

Contratado pelo Flamengo no início de 2024, o zagueiro Léo Ortiz se consolidou como peça-chave…

20 horas ago