Kauã Elias vibra após marcar um gol pelo Fluminense (Foto: Reprodução/Instagram)
O Fluminense vendeu mais um jovem revelado nas categorias de base de Xerém para o futebol europeu. Kauã Elias rumou ao futebol da Ucrânia e assinou com o Shakhtar Donetsk por uma quantia milionária. A venda do centroavante se tornou a segunda maior de toda a história do Tricolor das Laranjeiras.
O jovem de 18 anos é o quarto centroavante negociado com o continente europeu nos últimos sete anos. Além dele, foram vendidos João Pedro ao Watford, da Inglaterra, por 11,5 milhões de euros, cerca de 41 milhões de reais; Pedro a Fiorentina, da Itália, por 11 milhões de euros, cerca de 50,2 milhões de reais, e Evanilson ao Porto, de Portugal, por 23,3 milhões de reais.
O Fluminense ainda lucrou com a revenda de João Pedro para o Brighton, também da Inglaterra. O clube recebeu cerca de 850 mil euros, aproximadamente 4,4 milhões de reais, por conta do mecanismo de solidariedade.
A venda de atletas formados nas categorias de base não é novidade para os moldes do futebol brasileiro. Geralmente, os clubes precisam fazer negócios para fechar o orçamento da temporada. Esse tipo de arrecadação se tornou crucial para a sobrevivência deles. Cerca de 35% da arrecadação anual do Tricolor vem dessa modalidade.
Kauã Elias se tornou a segunda maior venda da história do Fluminense. O time ucraniano vai pagar 17 milhões de euros, cerca de 101,87 milhões de reais, pelos direitos econômicos do jogador, com direito a bônus. Caso o atacante bate as metas estabelecidas, o clube vai receber mais 2 milhões de euros, cerca de 11,99 milhões de reais, pelo negócio.
Somando com todos os camisas 9 mencionados, os cariocas arrecadaram 216,4 milhões de reais apenas com vendas das crias de Xerém, desde 2018.
A quantia reflete diretamente no orçamento da equipe e na capacidade de investimento. Nesse início de temporada, o Fluminense foi capaz de contratar vários jogadores pagando compensações financeiras aos clubes detentores dos passes.
O Fluminense não conseguiu lidar com os desafios impostos pela altitude de La Paz e…
Poucos imaginavam que ele brilharia na Inglaterra depois de passagens contestadas por clubes brasileiros. Mas…
Em um ano de reformulação e novos protagonistas no São Paulo, quem tem roubado a…
Após mais de duas décadas vestindo Nike, o Corinthians pode estar perto de uma reviravolta…
Palmeiras e São Paulo se enfrentam no próximo domingo (11), às 17h30 (horário de Brasília),…
O comentarista esportivo Fábio Sormani apontou o Palmeiras como principal favorito à conquista das duas…