Brasileirão

A declaração de Felipe Melo sobre o gramado artificial

Felipe Melo critica gramado sintético e apoia protesto de jogadores

Felipe Melo se manifestou nesta terça-feira contra o uso do gramado sintético nos estádios brasileiros. O ex-jogador e atual comentarista da TV Globo utilizou as redes sociais para falar sobre o assunto, que ganhou força após um protesto conjunto de vários atletas, incluindo Neymar, Lucas Moura, Alan Patrick, Calleri, Thiago Silva, Gabigol, Cássio e Philippe Coutinho.

Os jogadores publicaram uma mensagem conjunta nas redes sociais contra a utilização do gramado sintético, argumentando que a superfície aumenta o risco de lesões e prejudica a performance dos atletas. A manifestação gerou grande repercussão no futebol brasileiro, com outros profissionais apoiando a causa.

Felipe Melo, que atuou por anos no Allianz Parque, do Palmeiras, onde o gramado sintético foi instalado em 2020, saiu em defesa dos jogadores e afirmou que o solo artificial pode ser prejudicial ao físico dos atletas. Segundo ele, o impacto da superfície sintética é maior e pode aumentar a incidência de lesões.

“Muita gente me perguntando aqui sobre os protestos dos atletas sobre a grama natural e o sintético. Eu joguei durante muito tempo no sintético, quando estava no Palmeiras. Óbvio que é outro jogo, além de ser, ao meu modo de pensar, altamente prejudicial ao atleta. Eu paguei muito por isso. Tive lesões importantes”, declarou.

Felipe Melo também citou o caso do Estádio Nilton Santos, do Botafogo, que adotou o gramado sintético recentemente, e afirmou que sofreu com lesões ao atuar nesse tipo de campo.

“Quando fui jogar no Engenhão, com 10 minutos de jogo, eu também machuquei. Há muitos anos venho falando que sou da grama natural, prefiro a grama natural”, completou.

O ex-jogador ainda reforçou que o problema de buracos ou irregularidades no gramado natural deve ser resolvido com melhor manutenção, mas que isso não justifica a substituição pelo sintético.

“Desde que o mundo é mundo e o futebol é futebol, alguns campos têm buraco mesmo, outros são mais duros, outros menos. Cabe a quem cuida dos estádios serem melhor capacitados para fazer com que o campo esteja em melhores condições. Mesmo assim, sou partidário da grama natural. No meu modo de pensar, não cabe nem discussão nisso, tem que ser grama natural”, finalizou.

Atualmente, estádios importantes do futebol brasileiro contam com gramado sintético, incluindo o Allianz Parque (Palmeiras), a Ligga Arena (Athletico-PR), o Nilton Santos (Botafogo), a Arena MRV (Atlético-MG) e o Pacaembu, em São Paulo.

O tema gerou ainda mais repercussão no último final de semana, quando Lucas Moura e Oscar, jogadores do São Paulo, teriam pedido para não atuar no clássico contra o Palmeiras justamente por conta do gramado sintético do Allianz Parque. Na ocasião, os dois entraram apenas no segundo tempo e atuaram por poucos minutos.

Geovanna Thomaz

Recent Posts

Jornalista crava acerto de Lucas Paquetá com o Flamengo

A torcida rubro-negra tem motivos de sobra para comemorar. Depois de semanas de expectativa e…

6 dias ago

Perguntas a fazer aos vendedores antes de comprar um carro de luxo usado no Dubai

Comprar um carro de luxo é emocionante, mas entrar no mundo dos veículos de luxo…

1 semana ago

Experimente o Dubai com o máximo conforto através de carros de luxo com motorista e opções flexíveis de aluguer mensal

Dubai é uma cidade onde cada viagem se transforma em uma experiência de elegância, conforto…

1 semana ago

MC Games tem site totalmente renovado com tecnologia de ponta e novas funcionalidades na Home

A MC Games repaginou a home do seu site, marcando uma fase de modernização completa…

2 semanas ago

PlayBet é a nova patrocinadora máster do ABC Futebol Clube a partir de 2026

A PlayBet, plataforma de jogos online e apostas esportivas pertencente ao C4B Gaming Group, anunciou…

3 semanas ago

América-RN fecha patrocínio com a MC Games para a temporada 2026

A MC Games, honrando o slogan "Sempre com você", anuncia o patrocínio do América Futebol…

3 semanas ago