Palmeiras

A declaração de Abel Ferreira sobre o gramado do Maracanã

A qualidade dos gramados do futebol brasileiro voltou a ser pauta de discussão após jogadores iniciarem uma campanha contra o uso de gramados sintéticos. A polêmica gerou manifestações de nomes importantes do futebol, incluindo Neymar, Thiago Silva e Gabigol. No centro do debate, está a comparação entre a grama natural e a artificial, assim como os impactos na segurança e no desempenho dos atletas.

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) entrou no debate e iniciou um estudo sobre a relação entre gramados sintéticos e lesões. Os dados coletados serão analisados para definir se haverá restrições ao uso desse tipo de superfície em competições nacionais.

A crítica de Abel Ferreira

Após a vitória do Palmeiras por 3 a 1 sobre o Botafogo-SP, pelo Campeonato Paulista, Abel Ferreira foi questionado sobre o tema e aproveitou para criticar a qualidade dos gramados do Brasil, com destaque para o Maracanã. O treinador do Palmeiras afirmou que os campos brasileiros não passariam por uma fiscalização rigorosa de entidades internacionais.

“Me desculpem, mas se viesse aqui a UEFA regulamentar ou fiscalizar os gramados do Brasil, passava um ou dois. Se me perguntam, o natural é o que eu mais gosto. Sabe quantas vezes eu joguei no Maracanã? Umas quatro, cinco vezes. Sabem quantas vezes o gramado estava médio? Zero. Joguei uma vez com o gramado mais ou menos, sabem quando? Final da Libertadores, quando a Conmebol disse ‘vamos parar isso, precisamos de um mês para compor o gramado'”, disse.

O treinador ainda ressaltou que, apesar das críticas ao gramado sintético, ele apresenta menos riscos de lesões do que muitos campos naturais em condições precárias. Segundo Abel, o piso artificial é uniforme e não possui buracos, ao contrário de vários estádios do país.

A situação dos gramados no Brasil

Atualmente, três estádios da Série A utilizam grama sintética: Allianz Parque (Palmeiras), Nilton Santos (Botafogo) e Arena MRV (Atlético-MG). O Maracanã e a Neo Química Arena (Corinthians) adotaram um gramado híbrido, misturando natural e artificial.

A CBF estuda os impactos do gramado sintético no desempenho dos jogadores e na ocorrência de lesões. Dependendo dos resultados, a entidade pode recomendar mudanças para a temporada de 2026.

Henrique Machado

Recent Posts

Arrascaeta sofre tentativa de assalto após vitória do Flamengo

Giorgian De Arrascaeta relatou que sofreu uma tentativa de assalto na noite deste domingo (19),…

6 horas ago

Flamengo atualiza situação de Léo Ortiz

O Flamengo confirmou neste domingo (19) que o zagueiro Léo Ortiz sofreu um estiramento do…

7 horas ago

A declaração de Abel Ferreira sobre lance polêmico de Palmeiras x Flamengo

Após a derrota por 3 a 2 para o Flamengo, neste domingo (19), no Maracanã,…

7 horas ago

A declaração de Filipe Luís sobre o protesto do Palmeiras

Após a vitória por 3 a 2 sobre o Palmeiras, neste domingo (19), no Maracanã,…

8 horas ago

Zagueiro do Palmeiras faz acusações contra árbitro de derrota do Flamengo

O zagueiro Gustavo Gómez expressou forte insatisfação com a arbitragem após a derrota do Palmeiras…

8 horas ago

Freguesia? Flamengo impõe freguesia histórica ao Palmeiras no Maracanã

O Flamengo venceu o Palmeiras por 3 a 2 na "final antecipada" do Brasileirão, na…

9 horas ago