Real Madrid

Atualização importante sobre o processo envolvendo Mbappé

Kylian Mbappé recebeu apoio da Union Nationale des Footballeurs Professionnels (UNFP), entidade que representa jogadores profissionais na França, na disputa judicial contra o Paris Saint-Germain – que corre desde o ano passado. A organização manifestou respaldo à ação do astro do Real Madrid através de um comunicado emitido na última quinta-feira, 20.

O atacante do Real Madrid acionou a justiça pelo pagamento de 55,4 milhões de euros (cerca de R$ 329 milhões) que não teriam sido quitados pelo PSG. De acordo com a defesa de Kylian, o valor corresponde aos salários de abril, maio e junho de 2024, além de bônus dos últimos meses de contrato com o clube parisiense.

O Sindicato classificou as rejeições da Liga Francesa de Futebol (LFP) e da Federação Francesa de Futebol (FFF) aos recursos apresentados por Kylian como “prejudiciais aos atletas que atuam e têm contratos em vigor no país”. O comunicado afirma, ainda, que a decisão da FFF dá oxigênio ao clube para repetir a ações futuramente.

“Esse retrocesso significativo por parte da LFP junto com a recente decisão da FFF, de não tomar nenhuma medida, agora permite ao clube parisiense aguardar a decisão dos tribunais civis em favor do jogador. É evidente. Trata-se de uma certeza, isso está escrito, está assinado”, informou a associação.

Federação Francesa de Futebol

A comissão de apelações da FFF decidiu se abster da disputa e não se manifestou sobre o pedido do atacante, deixando, portanto, de sancionar ou condenar o PSG. Diante disso, a briga seguirá aos tribunais civis para uma solução definitiva.

Mbappé versus PSG

A disputa parte do momento em que Kylian acabou afastado das atividades da equipe por se recusar a renovar com o PSG. Isso porque a extensão contratual daria lucros ao clube parisiense na iminente transferência ao Real Madrid, mas a falta de acordo fez com que o atacante chegasse à Espanha sem custos, livre no mercado.

O PSG alega, portanto, que o jogador concordou em abrir mão dos 55 milhões de euros centrais da disputa judicial ao não assinar o contrato. Mas a comitiva do craque contesta a validade desse processo e entende que o pagamento corresponde ao último terço de um bônus de assinatura e às últimas três mensalidades.

Um porta-voz do PSG afirmou que o clube pode buscar uma ação judicial para que a “má-fé do jogador” seja avaliada pelos tribunais. “De fato e de direito, o jogador assumiu claros e repetidos compromissos públicos e privados que o clube simplesmente pede que sejam respeitados, já que lhe concedemos benefícios sem precedentes por 7 anos em Paris. O Clube será forçado a buscar justiça se o jogador continuar essa disputa”, disse o representante à época.

Em setembro de 2024, a Comissão Jurídica da Liga de Futebol Profissional (LFP) já havia condenado o PSG a pagar a quantia exigida pelo atacante. O clube parisiense, no entanto, deixou claro que não pretendia fazê-lo e levou o caso para mediação na Comissão Conjunta da LFP. Mas, assim como na primeira instância, a decisão foi favorável a Mbappé.

O PSG, então, levou a questão ao tribunal da capital francesa a fim de reverter as decisões favoráveis ao atleta em duas instâncias da Liga Francesa de Futebol (LFP). No dia 11 de dezembro, a comissão disciplinar acatou o recurso do clube e concluiu pela inadmissibilidade da reclamação do atacante do Real Madrid.

A comissão superior de apelação da Federação Francesa de Futebol (FFF) voltou a se reunir na última semana, dessa vez sem a presença das partes. Em decisão divulgada no dia 18 de fevereiro, optou novamente por não acatar o recurso apresentado por Kylian Mbappé.

Ana Teixeira

Recent Posts

Essa foi a declaração de Filipe Luís direcionada a Luiz Araújo, do Flamengo

Após a derrota do Flamengo por 1 a 0 para o Atlético-MG, no jogo de…

20 segundos ago

Atitude de Vitinho faz Fluminense desistir da contratação

O atacante Vitinho, revelado pelas categorias de base do Botafogo e com passagem importante pelo…

16 horas ago

Veja o que disse Samuel Lino sobre ser convocado para o Brasil

O atacante Samuel Lino vive um novo capítulo em sua carreira após ser anunciado oficialmente…

19 horas ago

Flamengo receberá montante milionário por conta de Marí

Mesmo distante da Gávea desde 2020, Pablo Marí ainda representa receita para o Flamengo. Segundo…

19 horas ago

Flamengo recebe montante milionário após cria ser vendido

O Corinthians finalizou, nesta sexta-feira (01), o pagamento referente à contratação de Matheuzinho, encerrando de…

20 horas ago

A declaração do técnico do Cruzeiro envolvendo o Flamengo

Após mais um tropeço do Cruzeiro na temporada, o técnico Leonardo Jardim voltou a cobrar…

20 horas ago