Bruna Biancardi , Neymar e Mavie (Foto: Reprodução/Instagram)
Depois de usar as redes sociais para denunciar mais um episódio de injúria racial e ofensas às filhas de Neymar, Mavie e Helena, Bruna Biancardi celebrou o desfecho do caso nesta quarta-feira (26). Os ataques têm ocorrido frequentemente tanto na conta da noiva do camisa 10, como no perfil de Amanda Kimberlly – mãe da terceira herdeira do jogador.
“Preciso da ajuda de vocês! Eu falei que iria expor aqui perfis que fizessem comentários racistas ou ruins com as crianças, né? Vamos começar com esse fake aqui? Obviamente já mandei para os meus advogados, mas enquanto isso, podemos remover esse perfil com as nossas denúncias”, compartilhou Biancardi na tarde da última terça-feira (25).
Horas depois, a influenciadora retornou aos stories para atualizar os seguidores sobre o caso. “Conta derrubada! Menos uma racista por hoje. Obrigada, time”.
O advogado Roberto Garcia Lopes Pagliuso, especialista em direito penal, esclareceu que “todo comentário, insulto ou ofensa dirigidos a alguém que tenha como finalidade atingir a dignidade em razão de raça, cor, etnia ou procedência nacional pode ser considerado crime de racismo”.
Nesses casos, os responsáveis devem reunir todo e qualquer tipo de prova e enviar às autoridades por meio de uma ‘notícia-crime’ ou através de um Boletim de Ocorrência. É importante destacar que a pena para esse tipo de delito varia de dois a cinco anos de detenção, além de multa financeira.
Em casos mais específicos como o de Mavie, de vítimas com menos de 12 anos, ou se direcionado a um idoso acima de 60 anos, o Código Penal ainda prevê o agravamento da pena.
Ainda de acordo com o advogado, em entrevista ao portal ‘Léo Dias’, “o anonimato digital não impede a identificação dos autores das ofensas”. Nesses casos, porém, a descoberta exige uma investigação mais minuciosa e que pode envolver ordem judicial para quebra de dados de conexão.
Há cerca de oito dias, Amanda Kimberlly, mãe de Helena, fruto de seu breve relacionamento com o jogador do Santos, também denunciou ataques direcionados à bebê. Essas agressões ocorrem recorrentemente desde o nascimento da criança e, quando direcionadas à ela, desde a gravidez.
“Estou cansada, definitivamente CANSADA desses ataques que a Helena vem sofrendo desse perfil. Eu faço a denúncia, a pessoa (covarde) deleta e cria outro com o mesmo conteúdo e difamação”, publicou Kimberlly.
“Quer me atacar, ok! Eu aguento, mas a minha filha não! Não consigo colocar em palavras a dor que eu senti vendo as imagens caracterizadas [montagens distorcidas da bebê de nove meses] que essa pessoa fez da minha filha”, completou.
Pedro voltou a ser titular do Flamengo na estreia da Copa do Mundo de Clubes,…
A noite de segunda-feira foi de estreias. O Flamengo entrou em campo pela primeira vez…
O Flamengo estreou com vitória na Copa do Mundo de Clubes. Diante do Espérance, da…
Luiz Henrique, ex-jogador revelado pelas categorias de base do Botafogo, analisou recentemente um hipotético duelo…
O MetLife Stadium recebe a última estreia de um brasileiro na Copa do Mundo de…
O Flamengo estreou com o pé direito no Mundial de Clubes. Na noite de segunda-feira…