Botafogo

Botafogo: Renato Paiva teve passagem polêmica pelo Brasil

Após quase dois meses de busca, o Botafogo finalmente definiu o nome que assumirá o comando técnico do time. O escolhido foi o português Renato Paiva, que retorna ao futebol brasileiro após uma breve passagem pelo Bahia em 2023. Sua experiência no clube baiano durou apenas nove meses e foi marcada por controvérsias, tanto dentro quanto fora dos campos.

Polêmicas com a imprensa marcaram passagem de Paiva no Bahia

Durante sua estadia no Bahia, Renato Paiva protagonizou diversos embates com a imprensa esportiva. Assim sendo, um dos episódios mais emblemáticos ocorreu após uma vitória por 4 a 0 sobre o Red Bull Bragantino, no Campeonato Brasileiro de 2023.

Na coletiva pós-jogo, o técnico entrou em conflito com o jornalista Jailson Baraúma. O repórter fez a primeira pergunta, mas Paiva se recusou a respondê-la, acusando-o de desrespeito em comentários feitos após partidas anteriores.

“Pensei que ia ficar em pé e apontar o dedo. Pensei que ia fazer isso. Você gosta de me insultar. Me chamou de covarde e malcriado. Eu não insultei ninguém, não faltei respeito. Covarde? Se eu fosse covarde já tinha ido embora. Não falava na sua cara. Você fala no seu showzinho, quando está sozinho”, declarou o treinador na ocasião.

O jornalista, por sua vez, não se intimidou e rebateu as acusações: “Com sua falta de educação e covardia. Porque você é covarde. O que eu tenho para falar, falei para você pessoalmente. Você se aproveita da coletiva para falar de outra coisa. Guarda para a próxima coletiva. Você não consegue fazer sua equipe jogar dois jogos seguidos do mesmo jeito”.

Demissão e desempenho no Bahia

O incidente com Jailson Baraúma aconteceu no dia 20 de agosto. Menos de um mês depois, Renato Paiva pediu demissão do cargo de técnico do Bahia. No comunicado, ele não detalhou os motivos da decisão, mas expressou insatisfação com a forma como era tratado.

“O Bahia é um clube apaixonante, de uma torcida gigante e acalorada. Mas que também passa do ponto como qualquer outra. No futebol, somos passíveis a elogios e a críticas, o que é normal, faz parte do jogo. O que não admito é faltar com o respeito com o ser humano”, afirmou.

Em sua passagem pelo clube baiano, Paiva comandou 49 partidas, com 19 vitórias, 15 empates e 15 derrotas, alcançando um aproveitamento de 49%. Seu maior feito foi a conquista do Campeonato Baiano de 2023.

No entanto, o desempenho em outras competições foi pior: o Bahia foi eliminado na primeira fase da Copa do Nordeste e nas quartas de final da Copa do Brasil. No Campeonato Brasileiro, o time estava na 16ª posição, lutando para escapar do rebaixamento, quando o técnico deixou o cargo.

Hudson Pereira

Recent Posts

A declaração de Filipe Luís direcionada a Carrascal, do Flamengo

O Flamengo deu um importante passo nas quartas de final da Libertadores ao vencer o…

55 segundos ago

CazeTV parte para cima da Rede Globo nos bastidores

A CazéTV teria feito uma proposta "agressiva" para contar com Denilson como comentarista.  Entretanto, a…

33 minutos ago

Casa cheia? Veja parcial de ingressos vendidos para Flamengo x Vasco

Após a vitória contra o Estudiantes, na quinta-feira (18 de setembro), o Flamengo volta ao…

4 horas ago

Histórico! Flamengo quebra recorde de público do “novo Maracanã”; veja números

O Flamengo venceu o Estudiantes por 2 a 1, nesta quinta-feira (18 de setembro), no…

4 horas ago

Boto se pronuncia oficialmente após anulação da expulsão de Plata, do Flamengo

Após a Conmebol anular o cartão vermelho de Gonzalo Plata, a vitória do Flamengo por…

5 horas ago

Veja a reação dos rivais do Flamengo após anulação do cartão de Plata

A polêmica da expulsão de Gonzalo Plata, revertida pela Conmebol menos de 24 horas após…

5 horas ago